Entenda por que a conta de luz está cada vez mais cara e quais alternativas estão à sua disposição para evitar tantas oscilações de preço na conta de energia
O Ministro de Minas e Energia declarou, no dia 28 de junho, que estamos vivendo a maior crise hídrica em 91 anos devido aos baixos índices de chuva nos últimos tempos. Durante o pronunciamento, Bento Albuquerque pediu aos consumidores que aumentem os esforços para evitar desperdícios e sugeriu o uso consciente da água a fim de minimizar os impactos no fornecimento da eletricidade. Segundo dados do Operador Nacional de Energia Elétrica (ONS), os reservatórios do Sudeste e do Centro Oeste, responsáveis por 70% da geração de energia no país, estão funcionando com apenas 30% de seu volume.
Para controlar esse cenário de escassez, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou um novo aumento no valor da bandeira tarifária vermelha, que já estava no patamar 2 desde o começo de junho. O preço passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos, uma alta de 52% em relação ao último aumento que ocorreu há um mês.
Variação das bandeiras tarifárias
Desde 2015, a variação de bandeiras existe para cobrir gastos com a contratação de outras fontes de energia quando há escassez nos reservatórios das usinas hidrelétricas - principalmente de fontes termelétricas, que são umas das mais caras do país.
>> Veja como fugir das bandeiras bandeiras tarifárias
Veja como ficaram as bandeiras tarifárias desde o dia 01/07/2021:
Quer entender os principais fatores que estão levando ao aumento nos preços de energia e quais as soluções para não sofrer tanto com as contas altas? Confira nosso bate-papo sobre o assunto no Comercast.
Confira algumas dicas para reduzir o consumo e pagar menos na sua conta de energia
Residência
- Diminuir o tempo do banho em chuveiros elétricos;
- Verificar potência dos aparelhos e optar por aquelas que possuam a certificado PROCEL de economia de energia;
- Diminuir o uso de aquecedores aquecedor;
- Optar por ventilação natural em vez de ar condicionado;
- Estar com a manutenção dos eletrodomésticos em dia;
- Preferir por iluminação natural ou lâmpadas econômicas;
- Apagar a luz ao sair de um cômodo;
- Retirar os aparelhos da tomada sempre que possível, principalmente durante longas ausências;
- Fazer uso de fontes de energia renováveis.
Empresa
- Optar pela leitura automatizada das faturas de energia, pois elas revelam o padrão de consumo e permitem um controle das despesas;
- Implantar sistemas de automação por meio de softwares de gestão de energia, que permitem obter uma dimensão do consumo e adequar sua empresa à modalidade certa de tarifa de energia;
- Contratar uma demanda adequada de eletricidade;
- Implementar sistemas de autogeração de energia;
- Instalar sensores de presença, de preferência em locais com menor circulação de pessoas;
- Adquirir equipamentos com certificação do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL);
- Investir em energia renovável;
- Conscientizar os trabalhadores do uso consciente da energia.
Agora, se você já faz tudo isso e quer economizar mais com a sua conta de energia, você pode se tornar um consumidor livre!
Durante o pronunciamento do Ministro de Energia, Bento Albuquerque apontou avanços no sistema elétrico brasileiro nos últimos anos “Reduzimos nossa dependência das usinas hidrelétricas de 85% para 61% com a expansão das usinas de fontes limpas e renováveis, como eólica, solar e biomassa, além de termelétricas a gás natural e nucleares”. Esse cenário de crescimento no uso de energias limpas, que são as mais baratas de serem produzidas, se deve na maior parte ao mercado livre de energia.
Quais as vantagens e como migrar para o Mercado Livre?
Como abordamos aqui, a redução de custos é apenas um dos benefícios do mercado livre de energia. Nesse segmento, você tem mais autonomia para negociar valores, pode ter descontos em tarifas, se protege de eventuais mudanças regulatórias, condições climáticas e bandeiras tarifárias. Junto a isso, o estabelecimento do preço em contrato de longo prazo, permite uma melhor gestão do seu orçamento, já que todas essas condições oferecem maior previsibilidade de gastos com energia. Sem contar o valor que essa opção pode trazer à sua empresa em termos de sustentabilidade e reputação.
>> Conheça as 5 diferenças entre o mercado livre de energia e o mercado cativo
Inclusive, o mercado livre de energia está cada vez mais acessível aos brasileiros. O ano de 2021 chegou com grandes perspectivas devido ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 232/2016, no Congresso, que abriria a possibilidade para que consumidores com cargas superiores a 1,5 mil kW pudessem migrar para o mercado livre e permitiria a empresas migrar com comunhão de cargas, podendo somar a demanda de suas unidades para atingir o patamar mínimo contratado de 500 kW.
Nesse caminho você pode contar com a Comerc para encontrar as melhores alternativas dentro do mercado livre de energia para suprir suas necessidades, apresentar diferentes tipos de produtos, ajudar no contato e na negociação com o vendedor de energia. Sabemos que, num primeiro momento, migrar para o mercado livre de energia parece muito complicado. É necessário fazer um estudo cuidadoso e tomar decisões precisas para avaliar as condições reais dessa mudança e a previsibilidade de ganhos no longo prazo. E é nesse momento que contar com uma gestão de energia é muito importante, especialmente se você quer fazer isso com eficiência e segurança.
Clique aqui e entre em contato para solicitar um estudo de viabilidade para migrar para o Mercado Livre de Energia com a Comerc.
Economize na conta de energia com a Sou Vagalume - Energia Limpa e renovável ao seu alcance
A Vagalume é uma empresa da Comerc que apresenta planos de energia solar tanto para maiores consumidores, como empresas, condomínios, propriedades rurais, como para residências. Ela possui fazendas solares com sistemas e placas fotovoltaicas que captam a energia solar e transformam em energia elétrica. Então, ela é enviada para a sua distribuidora local e o valor é abatido da sua conta de luz.
Nesse caso, você pode alugar uma cota em uma dessas fazendas por meio da contratação de um plano que leva em consideração o seu consumo médio.
Veja como a Vagalume pode fazer diferença na sua conta de energia:
Fonte: Sou Vagalume- https://www.souvagalume.com.br/
Com a Vagalume, você garante:
- liberdade de escolha na sua energia com transparência e economia na conta de luz;
- uso de energia limpa, renovável e confiável;
- adesão a descontos tarifários na conta de luz comum;
- e acesso à energia digital, evitando investimentos em obras de autoprodução de energia.
Quer solicitar um estudo de viabilidade com a Sou Vagalume? Preencha o formulário abaixo: