Entre a segunda e a terceira semana de junho, o nível dos reservatórios do submercado Sul aumentou significativamente, cerca de 13,5 pontos percentuais. Os reservatórios dos demais submercados sofreram quedas de mais de 0,5 pontos percentuais neste mesmo período.
O comportamento do nível do reservatório na região Sul não possui um padrão definido, uma vez que as vazões dessa região variam ano a ano, independente do período seco ou úmido.
Analisando de perto essa região, observa-se que o nível dos reservatórios teve um crescimento significativo desde 13 de junho, conforme revela o gráfico abaixo:
A melhora do nível dos reservatórios no Sul está relacionada às frentes frias que alcançaram a região Sul na semana passada.
A melhora da ENA impactou a expectativa do ONS para a Energia Armazenada das próximas semanas. Se o nível dos reservatórios no Sul permanecer em alta, a geração térmica por ordem de mérito na região pode cair, sendo substituída por uma maior geração hidráulica e outra parcela despachada fora da ordem de mérito.