Algumas empresas, como a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), adquirem certificados como I-REC como forma de política ambiental e redução de impacto negativo no meio ambiente.
Reduzir a pegada de carbono e contribuir ativamente para um futuro mais sustentável são premissas de muitas empresas preocupadas com seus impactos no meio ambiente. Uma das formas é a aquisição de certificados de energia renovável, como o I-REC.
O International REC Standard (I-REC) é um sistema global que possibilita a aquisição de certificados de energia renovável. Ou seja, esses certificados comprovam que a eletricidade consumida pela empresa é proveniente de fonte renovável de energia.
Assim, os I-RECs obtidos podem ser utilizados para neutralizar as emissões de Escopo 2 (emissões indiretas relativas ao consumo de energia), identificadas no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol.
>> Leia mais: Certificados de Energia Renovável: conheça o I-REC
Os I-RECs desempenham um papel importante na promoção da sustentabilidade no setor energético. Esses certificados representam a atribuição dos benefícios ambientais associados à geração de energia renovável.
Ao adquirir I-RECs, as cooperativas de energia demonstram seu compromisso com a utilização de fontes limpas e renováveis. Além disso, a compra desses certificados ajuda a viabilizar novos projetos de energia renovável, impulsionando o crescimento do setor e a transição energética.
Um dos clientes da Comerc Energia (comercializadora habilitada para transacionar I-RECs) que adquiriu a certificação foi a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero).
“A aquisição de I-RECs e respectiva certificação veio ao encontro da política ambiental estabelecida pela Cegero, que em conjunto com a certificação ISO-14001, reforçou o nosso compromisso com o meio ambiente e com as gerações futuras, além de estimular outros agentes a fazerem o mesmo. A Cooperação está no nosso DNA e, portanto, não podemos deixar de cooperar com o meio ambiente”, disse Flávio Schlickmann, Coordenador de Administração e Regulação na Cegero.
A Cegero é uma Cooperativa Permissionária do Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica, e possui 5.400 associados e distribui energia elétrica para mais de 6.700 unidades consumidoras localizadas em São Ludgero e em parte dos municípios de Braço do Norte, Orleans, Tubarão e Pedras Grandes.
Possui um Sistema de Gestão Integrado certificado pela ISO 9.001, atestando o seu compromisso com padrões internacionais de qualidade e excelência nos serviços prestados e possui também a certificação ISO 14.001, que atesta o seu comprometimento com o meio ambiente, sendo uma das poucas distribuidoras do país com essa certificação ambiental.
Além disso, atualmente é reconhecida pela ANEEL como uma das 10 melhores distribuidoras do país (entre as 104 distribuidoras analisadas) em termos de satisfação e qualidade, de acordo com o IASC-ANEEL.
Hoje, muitas comercializadoras no Brasil estão autorizadas a fazer a transação de I-RECs. Mesmo sendo um processo bastante simples, é necessário que haja um agente responsável por fazer o cálculo e o acompanhamento da empresa.
A Comerc é uma comercializadora habilitada para fazer a transação de I-RECs. A negociação pode ser feita de maneira retroativa ou no mesmo momento da contratação de energia. A opção que melhor atende seu negócio irá conversar com o tipo de estratégia de contratação que você adota.
>> Leia mais: I-REC: quais os benefícios dos certificados de energia renovável para sua empresa?
Ou seja, é necessário que haja um cuidado se você optar por contratar no mesmo momento em que está contratando a energia elétrica, pois haverá o risco de o volume de energia utilizada sofrer alterações no decorrer do período.
Vale lembrar que essa negociação só poderá acontecer se sua empresa passar pela verificação do Instituto Totum e estiver com toda a documentação em dia.
Entre em contato e garanta sua certificação