A base de clientes da Comerc Energia consumiu 1,3% mais energia em 2017 em relação a 2016. Este é o valor apurado na comparação do consolidado das onze categorias monitoradas no período acumulado entre janeiro e dezembro de 2017 versus o mesmo intervalo um ano antes. Já, quando se compara dezembro de 2017 sobre dezembro de 2016, o consumo das onze categorias monitoradas registrou um aumento maior, de 2,07%.
Sazonalidade
Pontualmente, o consumo de dezembro de 2017 foi 5,73% abaixo do registrado em novembro do mesmo ano. “Isso é normal e se deve a um fenômeno sazonal desta época. É comum as indústrias darem férias coletivas a partir de dezembro, o que reduz muito a necessidade de energia nessas empresas no final do ano”, explica o presidente da Comerc Energia, Cristopher Vlavianos.
No sentido inverso, o aumento de consumo de energia no segmento de Comércio e Varejista em dezembro frente ao mês anterior explica-se pelo início do verão, quando há aumento da temperatura e mais necessidade de ar condicionado nas lojas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de São Paulo, por exemplo, registrou uma temperatura máxima média em dezembro de 27,9 ºC, superior à máxima média de 26,7 ºC registrada apenas um mês antes.
Veículos e Autopeças
“Mais uma vez, o comportamento da categoria de Veículos e Autopeças é a que mais se destaca no Índice Comerc Energia ao longo de todo ano de 2017. Ela é líder absoluta em consumo há oito meses consecutivos, tendo registrado em dezembro mais um recorde do ano em todas as categorias monitoradas, com um consumo 20,61% maior em dezembro de 2017 sobre o mesmo mês de 2016”, comenta Vlavianos. “Uma variação dessas não se dá à toa. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o segmento está com sua produção em alta: em dezembro, a indústria fabricou 213,7 mil veículos, quase 7% a mais que nessa época no ano anterior. Vale lembrar que 2017 foi o ano em que o Brasil mais exportou em toda a história: 762 mil unidades”, acrescenta o executivo.
Índice Comerc Energia – mês 17/mês 16
Demais segmentos
Outra categoria que chama a atenção é a de Manufaturados. Em nove meses do ano, o setor consumiu menos energia em 2017 do que um ano antes, mantendo-se abaixo da média das onze categorias consolidadas desde março até o final do ano.
Índice Comerc Energia – mês 17 / mês 16
Já a categoria de Química, que somou oito meses nos quais o resultado do consumo foi inferior ao mesmo mês em 2016, a partir de outubro, nos últimos três meses, vem consumindo um volume de energia superior ao registrado um ano antes.
Índice Comerc Energia – mês 17/mês 16
O Índice Comerc Energia, publicado mensalmente, leva em conta o consumo das cerca de 1.600 unidades na sua carteira, pertencentes a mais de 820 grupos industriais e comerciais que compram energia elétrica no mercado livre.
(*) OBS.: Desde setembro o Índice Comerc Energia suprimiu a categoria de produtos de Higiene e Limpeza, a qual foi incorporada no segmento de Química.