Clientes do banco conectados em média ou alta tensão poderão negociar diretamente a compra de energia elétrica. A migração passa a ser uma opção com a aprovação das novas regras para a abertura do mercado livre de energia, vigentes desde 1º de janeiro de 2024.
A Comerc Energia, pioneira e líder em gestão de energia para consumidores no Mercado Livre de Energia do Brasil, e o Itaú Unibanco anunciam parceria comercial para oferta e distribuição de serviços de migração do mercado cativo para o Mercado Livre de Energia (ACL). Inicialmente, os serviços estarão disponíveis para clientes do banco ligados em média ou alta tensão que poderão migrar e negociar diretamente a compra de energia elétrica.
O acordo entre as companhias se concretiza em um cenário de abertura do Mercado Livre de Energia, acelerada pela nova regulação em vigor desde 1º de janeiro de 2024. A ampliação do acesso ao modelo de contratação de energia para consumidores do Grupo A, que inclui pequenas e médias empresas (PMEs), permitirá que potenciais 165 mil consumidores ingressem no ACL, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O escopo inicial da parceria entre a Comerc Energia e o Itaú prevê a oferta dos novos serviços aos clientes do banco que recebem energia em tensão igual ou superior a 2,3 quilovolts (kV) - conforme estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) - e com consumo de energia em torno de R$ 8 mil por mês.
> Leia mais: O que você precisa saber sobre a Abertura do Mercado Livre de Energia.
No Mercado Livre de Energia ou ACL, os consumidores negociam com o fornecedor o volume de energia adequado ao seu perfil de consumo, com possíveis economias significativas. O mercado brasileiro de comercialização de energia no modelo varejista é muito pulverizado e, com isso, requer uma capilaridade de rede, reputação e credibilidade de quem negocia.
“A decisão de ‘migrar’ para o mercado livre passa por um apoio consultivo, de relação de confiança e reputação. Além disso, a solidez do vendedor de energia é um aspecto importantíssimo. A Comerc se uniu a um parceiro que reúne esses atributos, uma das maiores instituições financeiras da América do Sul, o parceiro ideal”, avalia Andre Dorf, CEO do Grupo Comerc Energia. “E a isso juntamos a nossa longa experiência no Mercado Livre para oferecer aos consumidores soluções em energia”. A Comerc Energia, que conta com mais de 20 anos de atuação e liderança no Mercado Livre de Energia, faz a gestão de cerca de 17% dos consumidores no segmento, equivalentes a 6% da energia consumida no Brasil.
Para Eric Altafim, diretor de Mesas e Produtos do Itaú Unibanco, a parceria representa um movimento importante, alinhado ao objetivo do banco de ampliar e aprimorar a oferta de produtos e serviços e apoiar os clientes em todas as suas demandas. “A Comerc Energia é um player com alto nível de expertise e líder em gestão de energia no mercado livre brasileiro. Entendemos que esse é um mercado em expansão e, por meio dessa parceria, estaremos aptos a oferecer aos clientes todos os benefícios do acesso ao ACL”, afirma. “O Itaú aportará seu amplo canal de relacionamento com os clientes, seguindo a estratégia de oferecer as melhores soluções que vão além de produtos financeiros".
A demanda de entrada no Mercado Livre de Energia segue em ascensão, levando em conta o crescimento considerável de 31 mil para 38 mil consumidores de janeiro a dezembro de 2023. Segundo a Aneel, cerca de 13 mil empresas do Grupo A solicitaram migração a partir deste mês de janeiro, e há um universo potencial com mais de 165 mil companhias aptas a aderir ao Ambiente de Livre Contratação (ACL).
Atualmente, o Mercado Livre de Energia já responde por 39% do consumo de energia elétrica no Brasil, podendo chegar a 46%ao longo de 2024 conforme as companhias do Grupo A sigam realizando suas adesões.
A Comerc Energia é a mais completa plataforma de soluções renováveis em energia e descarbonização do Brasil. Com mais de 20 anos de atuação e um portfólio sob gestão composto por cerca de 4,7 mil unidades de consumo, o grupo é líder de market share na gestão no mercado livre de energia com 17% dos consumidores, e em 2022, registrou receita operacional líquida de R$ 4 bilhões.
A estrutura do Grupo Comerc Energia é ancorada em quatro verticais de negócios que reúnem em seu portfólio geração renovável centralizada, geração distribuída, comercialização de energia, eficiência energética, medição setorizada e gestão de consumidores no mercado livre, que tornam o caminho para a descarbonização das empresas brasileiras mais concreto, assertivo e possível de ser alcançado.