Localizada em Paracatu, Minas Gerais, usina tem capacidade de 267 MWp. Comerc Energia chega a 1,7 GW de capacidade instalada apenas em geração centralizada.
O Grupo Comerc Energia acaba de colocar em operação comercial mais um projeto de grande porte em Minas Gerais. Trata-se da UFV São João do Paracatu, localizada no município de Paracatu, que tem 267 MWp de capacidade instalada. Agora, com a soma de seus empreendimentos de geração solar centralizada e distribuída, o Grupo chega a 1.668 MWp e se torna uma das maiores empresa de geração solar do Brasil. Recentemente, a empresa havia inaugurado a UFV Hélio Valgas, quinta maior usina solar do Brasil, também em Minas Gerais.
Com um investimento de, até o momento, cerca de R$ 900 milhões, distribuída em uma área de 509 hectares e contendo quase 500 mil módulos fotovoltaicos, a nova usina já está em operação comercial e gerando energia suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de São José dos Campos (SP), com cerca de 700 mil habitantes.
O projeto será responsável por atender às demandas energéticas da Sicbras e da Granha Ligas, empresas integrantes do Grupo Granha.
“O Grupo Granha está construindo seu futuro com foco total na sustentabilidade e competitividade de suas operações. A parceria com a Comerc Energia neste investimento colocará as empresas em um novo patamar, com 100% da energia consumida proveniente de fontes renováveis”, aponta Fernando Granha, acionista do Grupo Granha.
“Com a entrega da usina de Paracatu, e ainda energização da UFV de Várzea, que acontecerá no primeiro semestre de 2024, assumimos uma posição de destaque no mercado que coroa a excelência com que todo o nosso trabalho foi realizado desde 2021 até agora, para crescer vertiginosamente os nossos ativos de energia renovável”, afirma Pedro Fiuza, VP de Geração Centralizada do Grupo Comerc Energia.
“Assim como a UFV Hélio Valgas, São João do Paracatu também é uma usina solar de grande porte. E, ao operacionalizar duas usinas deste tamanho em um mesmo semestre, reafirmamos o grau de competência e expertise crescente adquiridos pela Comerc a cada novo empreendimento”, conclui Pedro.
Outro marco alcançado com o projeto é que, somando-se todos os seus ativos de geração de energia (Solar GC, Solar GD e Eólica), o Grupo atinge 1,9 GW de capacidade instalada e se consolida, ainda mais, como um dos líderes nacionais em geração energia renovável, impulsionando descarbonização da matriz energética do país.
O Grupo Comerc Energia conta com mais 234 MW adicionais em implantação/desenvolvimento previstos para 2024.
O Grupo Comerc Energia é a mais completa plataforma de soluções renováveis em energia e descarbonização do Brasil. Com mais de 20 anos de atuação e um portfólio composto por cerca de 4,7 mil unidades de consumo, o grupo é líder de market share no mercado livre de energia, com 17% dos consumidores, e em 2022, registrou receita operacional líquida de R$ 4 bilhões.
A estrutura do Grupo Comerc é ancorada em quatro verticais de negócios que reúnem em seu portfólio geração renovável centralizada, geração distribuída, comercialização de energia, eficiência energética, medição setorizada e gestão de consumidores no mercado livre, que tornam o caminho para a descarbonização das empresas brasileiras mais concreto, assertivo e possível de ser alcançado.