Entenda como migrar para o mercado livre de energia pode trazer vantagens competitivas nos diferentes processos das empresas.
A energia elétrica é um dos serviços mais importantes para a sociedade moderna, intrínseca a tudo o que fazemos. Para empresas e indústrias, ela não só é imprescindível, como pode também ser a responsável por uma de suas maiores despesas e um verdadeiro peso se não gerida de forma eficiente.
Não há dúvidas de que atualmente pagamos muito caro pela energia. E quando menos esperamos, entram em cena as conhecidas bandeiras tarifárias, deixando ainda mais pesada a luz no bolso do consumidor.
Mas será que existe alguma alternativa para reduzir gastos e ter mais previsibilidade na conta de energia? A resposta é sim e explicaremos abaixo o porquê.
Só é possível avaliar o desempenho de empresas e indústrias fazendo um controle eficiente de suas operações. E como fazer controle de algo que não está abaixo da sua gestão?
Diferente do mercado cativo de energia, no qual o consumidor não tem nenhuma opção de escolha e é obrigado a comprar energia da distribuidora detentora da área em que ele se encontra, no mercado livre é possível pesquisar, avaliar, comparar e negociar antes de fechar a compra da energia. Ou seja, no mercado livre de energia, o consumidor tem mais controle do que está contratando e tem alternativas para mudar de prestador quando ele não atende suas necessidades - mais ou menos como funciona quando você escolhe por uma prestadora de serviço de celular, por exemplo.
Ter essas possibilidades em mãos contribui para a crescente migração de empresas de diversos setores para o mercado livre, sendo um exemplo o setor industrial brasileiro, onde 85% já estão no mercado livre. Vamos conferir as principais razões pelas quais cada vez mais empresas, e até mesmo pequenos negócios e residências, estão migrando para o mercado livre de energia:
A primeira grande vantagem é algo que não se encontra no mercado cativo: a possibilidade de escolher o seu próprio provedor de energia. Aqui, cada consumidor negocia livremente o tipo de energia, a quantidade, o preço, a duração do contrato, dentre outras condições diretamente com a empresa que quer contratar, ou seja, tem também maior controle da qualidade do serviço contratado.
No mercado livre, é possível ter uma estimativa do que haverá de gasto com energia ao longo dos meses. Isso porque o fornecimento é feito por contrato, ou seja, a negociação de valores e o cálculo estimado de demanda/ gastos são realizados com antecedência e podem ser projetados até o fim do período, sem sofrer com a volatilidade de preços do mercado cativo.
A possibilidade de consultar diferentes empresas e avaliar a concorrência permite, de imediato, escolher o fornecedor que entrega a melhor qualidade e o preço mais adequado à realidade do consumidor. Além disso, a negociação de um contrato de longo prazo traz possibilidades não só de combinar o valor da energia de forma direta, mas de planejar demanda e gastos antecipadamente, aumentando exponencialmente as chances de garantir uma importante redução de custos já no curto prazo - o que contribui diretamente para o aumento da competitividade da empresa em seu mercado.
No mercado livre, os consumidores não estão sujeitos às bandeiras tarifárias, pois como os preços são negociados antecipadamente em contrato, eles não ficam sujeitos a outras surpresas do setor.
Além disso, no mercado livre é muito mais comum o consumo de energia a partir de fontes incentivadas, que são geradas a partir de fontes alternativas e renováveis, como solar, eólica, biomassa, PCHs, biogás e cogeração qualificada. Nessa categoria, é concedido aos consumidores um desconto na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), que pode ser de 50%, 80% e até 100%.
Como mencionado no tópico anterior, existe o incentivo para o consumo de energia renovável no mercado livre, o que promove a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e colabora com metas e protocolos de sustentabilidade. Esse ponto contribui diretamente para a gestão sustentável e de imagem das empresas, pois trata-se de um diferencial competitivo muito forte, impulsionado não apenas pelas orientações de órgãos mundiais e metas de gestão sustentáveis, mas por ser cada vez mais exigido pela sociedade, que cada vez mais exige atitudes ambientalmente responsáveis das empresas que consomem e contratam.
O crescimento da quantidade de consumidores de diferentes setores contribui com o amadurecimento do mercado. Por sua vez, a expansão do mercado livre, que incentiva a adesão a fontes flexíveis em contratos de longo prazo, colabora com a construção de novos parques geradores renováveis, movimentando a cadeia produtiva e beneficiando tanto a economia como a sociedade brasileira.
Ouça o episódio do Comercast sobre o Mercado Livre de Energia está simplificando o processo de migração:
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