No dia 18 de setembro, realizamos mais uma edição do Webinário Comerc Explica. Esse mês, o tema abordado foi “Novos patamares de carga a partir de 2019 e os impactos na geração de energia”.
Temos três diferentes patamares de carga: leve, médio e pesado. Essa categorização é baseada no perfil de consumo de energia no país, ou seja, nos horários com maior índice de consumo, o patamar é definido como ‘pesado’.
Atualmente, apenas três horas do dia são definidas com patamar pesado – das 18h às 21h em um dia sem horário de verão. A partir de 2019, serão até 12 horas do dia categorizadas como patamar pesado. Esses estudos foram feitos pela Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAM) e já foram aprovados pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
Essa edição do webinário mostra como um gerador de energia (seja ele de qualquer fonte) pode ser impactado por essas novas definições e o que é preciso fazer para prevenir riscos diante desse novo cenário no setor elétrico.
O preço de PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) e a garantia física são alguns dos pontos que o empreendimento deve estar atento. “Se você não tem garantia física, o impacto é menor, porque eu consigo verificar mês a mês o quanto eu posso vender e não me expor financeiramente. Agora, se eu tenho garantia física tenho que tomar um cuidado maior”, explica a nossa especialista e Diretora de Geradores, Josiane Palomino.
Pedro Martins, coordenador Comercial da Comerc Energia, fala também a importância do planejamento na definição da sazonalização para 2019. “O gerador precisa estar atento a alguns pontos, como os contratos que ele já tem fechado para 2019 e qual será a sua geração de energia para o próximo ano antes de assumir algum compromisso na CCEE”, conta Pedro.
Para conferir todos os detalhes, clique aqui e assista o webinário completo.