Por meio da adoção de estratégias de descarbonização, as empresas podem contribuir para a mitigação dos efeitos das emergências climáticas e promover um futuro mais sustentável.
A descarbonização surge como uma necessidade urgente, buscando a redução e, eventualmente, a eliminação das emissões de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera.
Os recordes de temperatura registrados nos últimos anos estão entre os principais motivadores para a urgência sobre a descarbonização. Em 3 de julho de 2023, por exemplo, a temperatura média da terra bateu recorde e tivemos o dia mais quente já registrado na história1.
Nas próximas linhas, vamos explorar estratégias para a neutralizar o carbono ou descarbonizar a sua empresa: eficiência energética, certificação REC e comercialização de créditos de carbono.
Por meio da adoção dessas estratégias, as empresas podem contribuir para a mitigação dos efeitos das emergências climáticas e promover um futuro mais sustentável.
>> Saiba mais sobre como descarbonizar sua empresa
O que é descarbonização
A descarbonização é a redução ou eliminação das emissões de gases de efeito estufa (GEE), principalmente dióxido de carbono (CO2), por meio da adoção de práticas sustentáveis. É um processo associado à transição energética de fontes fósseis por fontes renováveis (como a energia solar, eólica, biomassa entre outros), mas não se resume a isso.
A descarbonização também apresenta vantagens econômicas, como a redução dos custos operacionais a longo prazo. Além disso, empresas que adotam práticas sustentáveis têm uma posição competitiva favorável no mercado, uma vez que cada vez mais consumidores preferem fechar negócio com organizações comprometidas com o meio ambiente.
Com a crescente preocupação com as mudanças climáticas e os impactos negativos causados pela emissão excessiva de GEE, as empresas estão empenhadas em encontrar alternativas para minimizar seu impacto ambiental.
Para te ajudar a entender melhor sobre o processo de descarbonização, citamos três estratégias que podem ser adotadas pela sua empresa nesse processo:
1. Eficiência Energética
Eficiência Energética significa otimizar o uso de recursos e, por meio disso, reduzir o consumo de energia sem afetar a produção. Tais práticas diminuem necessidade de manutenções preventivas e podem ampliar a produtividade consideravelmente.
A eficiência energética pode ser alcançada por meio de algumas medidas, como:
-
Substituição de equipamentos por modelos mais eficientes;
-
Melhoria do isolamento térmico;
-
Adoção de práticas de gestão de energia.
Além de contribuir para a redução das emissões de GEE, a eficiência energética também traz vantagens econômicas, como a redução dos custos com energia elétrica e com despesas operacionais.
2. Certificação I-REC
O I-REC (International Renewable Energy Certificate) é uma certificação internacional que rastreia e valida a origem da energia consumida. Ele assegura que a energia consumida é proveniente de fontes renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica etc.
Ao adquirir esse certificado, as empresas podem comprovar sua responsabilidade ambiental e demonstrar o compromisso em utilizar energia limpa em suas operações.
Desse modo, o I-REC fortalece a credibilidade das empresas, tornando-as pioneiras na adoção de práticas sustentáveis. Isso melhora sua reputação corporativa, atrai consumidores conscientes e oferece vantagem competitiva no mercado.
>> Saiba mais sobre o certificado I-REC; baixe o e-book agora!
3. Mercado de carbono
Outra estratégia eficaz é a obtenção de créditos de carbono. No mercado de carbono, as empresas podem comprar e vender créditos de carbono, que representam uma tonelada de CO2 (ou equivalente).
O mercado de carbono cria um incentivo econômico para que as empresas busquem reduzir suas emissões. Isso estimula a adoção de práticas mais sustentáveis e impulsiona a transição para uma economia de baixo carbono.
>> Conheça as principais vantagens dos créditos de carbono
Principais benefícios da descarbonização
Ao adotar estratégias de descarbonização, as empresas podem ter benefícios como:
-
Aumento de sua eficiência operacional;
-
Redução de custos com energia;
-
Diminuição dos custos com despesas operacionais;
-
Melhoria de sua imagem corporativa;
-
Aumento da competitividade.
A Comerc Energia se destaca como a principal parceira das empresas nessa jornada de descarbonização.
Com um portifólio completo de soluções e uma equipe de especialistas, oferecemos as melhores opções para quem deseja adotar estratégias em eficiência energética, certificação I-REC e mercado de carbono.
Entre em contato conosco para saber mais sobre como as nossas estratégias de descarbonização podem ajudar o seu negócio a diminuir custos!
Fontes externas
¹ CNN: Temperatura média global bate recorde, diz agência dos EUA