Benefício do consumo de fontes incentivadas pelos clientes da Comerc Energia equivale ao plantio de mais de 11 milhões de árvores
Cada vez mais empresas estão buscando consumir energia de fontes alternativas como forma de diminuir os impactos para o meio-ambiente. Neste contexto, a migração de consumidores do mercado regulado para o mercado livre tem fomentado cada vez mais o consumo de fontes de energia renováveis.
Isso acontece porque o crescimento mais acentuado é do “consumidor especial”, que pode participar do mercado livre desde que contrate o fornecimento de fontes incentivadas pelo governo, como eólica, solar, biomassa, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e queima de lixo, entre outras. Na Comerc Energia, maior gestora de energia no mercado livre, os clientes desta categoria deixaram de emitir mais de 1,759 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera entre 2009 e 2015, benefício equivalente ao plantio de 11,727 milhões de árvores. Os dados são apurados pelo Certificado Comerc-Sinerconsult de Energia Renovável, concedido para todas as empresas que consomem energia de fontes incentivadas. Desde 2009, a Comerc Energia já concedeu mais de 1.600 Certificados, que revelam aumento progressivo na redução de CO2.
Para ser um consumidor especial no mercado livre, a empresa deve ter demanda contratada entre 0,5 MW e 3MW, o equivalente a uma conta de energia de aproximadamente R$ 80 mil, caso de pequenas indústrias, supermercados, shoppings, hospitais, condomínios comerciais, entre outros.