icone relógio >1 min

Consumo de energia ainda tem queda em dez setores

Recuo foi liderado por Veículos e Autopeças, que consumiram 13,47% menos energia

icone relógio >1 min

Recuo foi liderado por Veículos e Autopeças, que consumiram 13,47% menos energia

O consumo de energia elétrica dos clientes da Comerc Energia voltou a cair em setembro. A diminuição foi de 1,51% em relação a agosto e de 3,04%, quando comparado ao consumo de setembro de 2015. Entre os mercados analisados pelo Índice, dez apresentaram retração no consumo frente ao mesmo período do ano passado. “Nossa expectativa inicial era de que o consumo de energia fosse voltar gradualmente à estabilidade. Acreditamos que esse cenário de queda seja um reflexo do difícil momento por que passa o País, que aguarda novos rumos econômicos, com a discussão da PEC 241 e demais reformas”, afirma Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc Energia.

O executivo ressalta que essa reversão também se verificou no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da Confederação Nacional das Indústrias, divulgado em 19/10/16. “Depois de o ICEI crescer por cinco meses, vimos uma queda de 1,4 ponto em outubro frente a setembro”, destaca o executivo. “Isso demonstra que os ânimos têm suas idas e vindas. Mas acredito que o quadro se reverta em breve”, conclui.

9

 

 

Com um cenário econômico ainda instável, alguns segmentos desaceleraram mais abruptamente em relação ao mesmo período do ano passado. É o caso de Veículos e Autopeças (-13,47%) e Comércio e Varejo (-10,68%).

8

 

O cenário é semelhante quando se observa o consumo de energia acumulado de janeiro a setembro de 2016 com o mesmo período do ano anterior. Também há retração em dez setores, porém Química e Siderurgia e Metalurgia tiveram leve alta, ao contrário do verificado na comparação de setembro contra setembro de cada ano.

7

Já quando se analisa o consumo de energia da base de clientes da Comerc com o mês anterior, houve diminuição em cinco segmentos, com maior ênfase em Química (-7,50%), Manufaturados (-6,06%) e Veículos e Autopeças (-6,56%). Os demais setores ficaram praticamente estáveis, com altas muito discretas, exceto Comércio e Varejo, que consumiu mais 2,07%, possivelmente em função do uso de ar-condicionado para amenizar uma alta nas temperaturas.

6

O Índice Comerc Energia, publicado mensalmente, leva em conta o consumo das cerca de 1300 unidades na sua carteira, pertencentes a mais de 700 grupos industriais e comerciais que compram a energia elétrica no mercado livre.

 

Início do blog

Compartilhe nas redes:

Conteúdos relacionados: