O consumo de energia aumentou 1,7% em todas as regiões do país em fevereiro em comparação a este mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
A “Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica” destaca o consumo do setor industrial: apenas neste ramo, o aumento foi de 3,9%, caracterizando um consumo de 13.682 GWh. Dentre os seguimentos deste setor, a indústria automobilística foi a que mais se sobressaiu, representando um crescimento de 9,5%, em relação a fevereiro de 2017, dados que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) ressaltou com o balanço divulgado da produção de veículos.
O período de carnaval e clima mais ameno influenciaram na queda de 0,4% do consumo de energia no setor comercial.
A classe industrial e comercial representam 55% do consumo do país, ou seja, mais da metade do consumo de energia no país é financiado pela indústria e comércio.
FONTE: EPE
Mercado livre
Essa tendência de crescimento no consumo de energia foi observada no início do ano no Índice Setorial Comerc. O Índice Comerc mede o consumo de energia das unidades consumidoras do mercado livre de energia sob Gestão Comerc.