icone relógio >1 min

Consumo de energia volta a ser positivo em outubro

Setor de Comércio e Varejo liderou a alta no consumo, com 5,94% de crescimento

icone relógio >1 min

Setor de Comércio e Varejo liderou a alta no consumo, com 5,94% de crescimento

O Índice Comerc Energia de outubro registrou aumento de 0,41% sobre setembro, sinalizando uma discreta retomada no consumo de energia. A alta foi liderada pelo setor de Comércio e Varejo, cujo consumo cresceu 5,94% em relação ao mês anterior.

“É natural que a confiança do consumidor seja sentida, em primeiro, no varejo, para depois se manifestar em outros segmentos da economia”, comenta Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc Energia. “Este pequeno, mas importante movimento é corroborado, por exemplo, pelo índice da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que registrou a quarta alta consecutiva na Intenção de Consumo das Famílias (ICF), índice que aumentou 5,2% sobre setembro”, compara o executivo.

as

Metade dos setores registra aumento no consumo.

Vlavianos ressalta que, entre os clientes da Comerc Energia, seis entre doze setores apresentaram uma melhora no seu consumo de energia em relação a setembro, com destaque para o já mencionado setor de Comércio e Varejo (5,94%) e Veículos e Autopeças (3,72%).

df

Mas ainda há preocupação com a retomada da atividade econômica. “Se compararmos este mês com outubro de 2015, a nossa base de clientes consome hoje 2,26% a menos. Apenas duas categorias ampliaram o seu consumo nesse intervalo: Siderurgia e Metalurgia (3,29%) e Papel e Celulose (2,56%).

cv

Já quando se confronta o consolidado de janeiro a outubro de 2016 com o mesmo período do ano passado, o recuo é ainda maior, de 2,72%. Nesse caso, onze categorias tiveram diminuição de consumo. A única exceção é o setor de Química, com um ligeiro aumento, de 0,18%.

kl

Nos últimos doze meses, a comparação do consumo de cada mês com o mesmo período do ano anterior tem apontado para um recuo no consumo da energia. As quedas mais expressivas foram em novembro (-3,84%), dezembro (-4,66%), março (-3,87%) e setembro (-3,04%). Os números sinalizam um cenário econômico ainda desfavorável.

ty

O Índice Comerc Energia, publicado mensalmente, leva em conta o consumo das cerca de 1300 unidades na sua carteira, pertencentes a mais de 700 grupos industriais e comerciais que compram a energia elétrica no mercado livre.

Início do blog

Compartilhe nas redes:

Conteúdos relacionados: