A gigante Döhler é cliente da Comerc Energia há 20 anos, com contratação de energia limpa e renovável, comprovando seu compromisso com o meio ambiente.
A descarbonização, ou seja, a redução ou eliminação das emissões de gases de efeito estufa (GEE), é um processo desafiador para muitas empresas. No entanto, não é impossível de ser realizada. Prova disso é a Döhler, uma das principais indústrias têxteis da América Latina, que zerou suas emissões de CO2 em energia elétrica no ano de 2022.
Há 20 anos, a Döhler conta com a parceria da Comerc Energia para fazer a gestão de energia elétrica da empresa – desde a compra de energia limpa, até o controle da energia consumida mensalmente.
Essa gestão eficiente e sustentável já garante parte do processo de descarbonização da companhia. Além disso, a Döhler conta com o certificado I-REC, oferecido pela Comerc, que garante que toda a energia consumida é originada de fontes limpas, como solar, eólica, biomassa, entre outras.
“Dessa forma, contribuímos para a promoção do uso sustentável de energia e a redução da pegada de carbono associada ao consumo de eletricidade”, reforça José Mário Gomes Ribeiro, CEO da Döhler.
>> Leia mais: Certificados de Energia Renovável: conheça o I-REC
Fundada em 1881, em Joinville, Santa Catarina, a Döhler é uma das principais e mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina. A preocupação com o meio ambiente faz parte do DNA da companhia, que adota práticas sustentáveis em todos os processos fabris, desde a escolha da matéria-prima até o fim do ciclo de vida do produto.
Algumas das boas práticas ambientais são:
Foi uma das primeiras indústrias do Brasil a inaugurar a própria estação de tratamento de efluentes;
Mantém 425 mil metros quadrados de área arborizada;
Tem um dos maiores sistemas de energia solar de telhado de Joinville ;
Usa biomassa para a geração de vapor;
Investe constantemente em tecnologias para reduzir o consumo de água e geração de efluentes (Exemplos: estamparia digital e máquina de alvejamento contínuo)
Reaproveita 40% de toda a água empregada na fabricação dos produtos.
Criou o projeto Chamado 2027 para doação e plantio de 14 mil mudas até o ano de 2027. Mais de 11 mil já foram doadas.
A descarbonização é a redução ou eliminação das emissões de gases de efeito estufa (GEE), principalmente dióxido de carbono (CO2), por meio da adoção de práticas sustentáveis. É um processo associado à transição energética de fontes fósseis por fontes renováveis (como a energia solar, eólica, biomassa entre outros), mas não se resume a isso.
A descarbonização também apresenta vantagens econômicas, como a redução dos custos operacionais a longo prazo. Além disso, empresas que adotam práticas sustentáveis têm uma posição competitiva favorável no mercado, uma vez que cada vez mais consumidores preferem fechar negócio com organizações comprometidas com o meio ambiente.
Com a crescente preocupação com as mudanças climáticas e os impactos negativos causados pela emissão excessiva de GEE, as empresas estão empenhadas em encontrar alternativas para minimizar seu impacto ambiental.
>> Saiba mais sobre como descarbonizar sua empresa
Com um portifólio completo de soluções e uma equipe de especialistas, oferecemos as melhores opções para quem deseja adotar estratégias em eficiência energética, certificação I-REC e mercado de carbono. Além disso, como um grande diferencial, oferecemos o Comerc IMPACTA, um benefício exclusivo para os clientes Comerc + Livre.
Os clientes Comerc + Livre possuem acesso automático ao escopo do Comerc IMPACTA, que é composto pelos seguintes entregáveis:
Cálculo do inventário de carbono
Análise detalhada do inventário de GEE
Diagnóstico dos principais fatores de emissão
Plano de ação com soluções de descarbonização para o atingimento das metas do negócio e do Net Zero
Entre em contato conosco para se tornar um cliente Comerc + Livre e inicie agora mesmo a sua jornada de descarbonização.