Vamos falar sobre como a eficiência energética ajuda a reduzir as emissões de gases do efeito estufa e a descarbonizar as atividades empresariais?
Para iniciar, você sabe o que é Eficiência Energética?
Segundo a ABESCO, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, a Eficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia. Ou seja, o objetivo é sempre produzir mais com menos energia.
Esta é base conceitual da eficiência energética e, claro, das nossas ações e projetos na Comerc Eficiência.
A utilização racional de energia, chamada também de eficiência energética, consiste em usá-la de modo eficiente a fim de se obter um determinado resultado. Por definição, a eficiência energética consiste na relação entre a quantidade de um tipo específico de energia empregada em uma atividade (energia elétrica) e o trabalho efetivamente realizado (água bombeada para um tanque), por exemplo. Em resumo, é a medida de quão eficiente o sistema é na transformação de energia em trabalho útil.
Como diminuir o consumo de energia com eficiência energética
Investir no desenvolvimento de sua empresa inclui pensar em maneiras de controlar os gastos e alcançar as metas, sem diminuir a produção, a segurança ou o bem-estar das pessoas que trabalham naquele espaço.
Distribuindo e consumindo de maneira inteligente a energia que chega até você, com bons equipamentos, modernos, regulados e certificados pelo selo do Inmetro, com processos bem definidos e com usuários treinados/conscientizados, você estará no caminho certo para se tornar uma empresa energeticamente eficiente.
Adotar um plano de eficiência energética pode garantir, ainda, um bom controle das despesas e você poderá enxergar onde se concentra o maior consumo da sua empresa, além de identificar possíveis desperdícios.
Essa previsão de gastos, quando colocada no orçamento, permitirá um melhor planejamento de investimentos e um conhecimento das variáveis que impactam o consumo de energia do seu negócio.
Como resultado, você provavelmente não só terá uma melhor previsibilidade, como uma importante redução na sua fatura mensal de energia.
>> Leia também:
Esse tema faz parte de uma agenda global de iniciativas que tem por objetivo minimizar os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas. Trata-se de uma agenda de sustentabilidade e de qualidade de vida para o planeta. Um planeta empenhado em cumprir o compromisso assumido por quase 200 países, em 2015, no que se convencionou chamar Acordo de Paris.
Em linhas gerais, o Acordo de Paris estabeleceu metas para redução das emissões de gases do efeito estufa no mundo, que estão na origem do aquecimento global e das mudanças climáticas. O objetivo é de limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Calcula-se que o setor industrial representa 1/4 das emissões globais (sem incluir as emissões indiretas de eletricidade usada para processos industriais). A boa notícia é o avanço em compromissos para alcançar a neutralidade de carbono nas operações industriais. Isso quer dizer que o setor busca reduzir as emissões possíveis e neutralizar as que forem inevitáveis, por meio de medidas como o plantio de árvores, a compra de créditos de carbono e o uso de energia a partir de fontes renováveis.
Aqui cabem algumas perguntas e explicações. Como as empresas interessadas em neutralizar carbono identificam os gases que sua atividade emite? É possível calcular a quantidade dessas emissões e quais processos são mais impactantes para o meio ambiente? Quais estratégias podem ser adotadas para reduzir ou compensar as emissões?
Para responder essas perguntas existem ferramentas e metodologias. Vamos falar sobre elas daqui a pouco. Também vamos falar sobre as estratégias que podem ser adotadas no processo de descarbonização das atividades empresariais. Uma delas é o uso de energia de fontes renováveis. A eficiência energética também faz parte dessa pauta. E tem mais: novas tecnologias são aliadas da geração e do transporte de energia de forma mais eficiente. As empresas podem adotar um plano de substituição de lâmpadas, máquinas, equipamentos e processos por outros que gastem menos energia e desempenhem as mesmas funções.
Para falar sobre esse tema tão importante e atual, convidamos o consultor Davi Hoffmann da Comerc Eficiência para o Comercast. Confira:
Gestão sustentável
Ao mesmo tempo que é possível diminuir o valor da sua fatura, essas mudanças interferem de maneira positiva na geração de energia, diminuindo o intenso uso dos recursos naturais, além de auxiliar na diminuição da emissão de CO2, por exemplo.
É um caminho que estimula mudanças ainda mais efetivas, como a procura por fontes de energia limpa e menos agressivas, que já é um movimento comum dentro do Mercado Livre.
Colocar em prática essas medidas, tornou a busca por eficiência energética mais um recurso em prol do desenvolvimento sustentável e da descarbonização.
Para conversar com os nossos especialistas, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato em breve: