Evento contou com a presença de executivos da Comerc, da Vibra, do Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Geraldo Alckmin, e do Secretário Nacional de Energia, Gentil Nogueira. Usina eleva a capacidade instalada da companhia em Geração Centralizada para 1.458 MWp.
O Grupo Comerc Energia realizou, nesta quinta-feira (09), o evento de inauguração do complexo solar de Hélio Vagas, em Várzea da Palma – Minas Gerais. A solenidade contou com as presenças do CEO do Grupo Comerc Energia, Andre Dorf, do fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Comerc Energia, Cristopher Vlavianos, do CEO da Vibra, Ernesto Pousada, do Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, do Secretário Nacional de Energia, Gentil Nogueira, e do Prefeito de Várzea da Palma - MG, Eduardo Monteiro de Abreu. No evento, a companhia apresentou o parque solar, sua estrutura e principais diferenciais aos convidados.
”Trata-se de uma usina que conta com tecnologia e equipamentos de ponta, que leva a capacidade de geração renovável da Comerc a um novo patamar. A implantação e a operação eficiente de ativos de geração renovável reforçam o nosso compromisso com a transição energética no país”, afirma Andre Dorf, CEO do Grupo Comerc Energia.
Para o Vice-Presidente Alckmin, “Hoje o mundo o mundo tem três temas em discussão: segurança alimentar, segurança energética e clima. E nos três o Brasil é o grande protagonista. Em termos de energia, 85% da nossa matriz é renovável, e estamos aqui no quinto maior investimento em energia solar do Brasil, e o mundo todo está empenhado, pois é preciso descarbonizar.
Situado no município mineiro de Várzea da Palma, a aproximadamente 300 km de Belo Horizonte, o complexo solar tem potência instalada de 662 MWp, o suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil residências ou cerca de 3 milhões de pessoas. Hélio Valgas está instalado em uma área de 1.154 hectares, o equivalente a 1.650 campos de futebol. Com a adição de mais este ativo em seu portfólio, a vertical de Geração Centralizada Solar da Comerc elevou sua capacidade instalada para 1.178 MWp. Somando-se a capacidade instalada de geração eólica, temos 1.458 MW no total.
Contando com um investimento de R$ 2 bilhões, Hélio Valgas já tem quase a totalidade de sua capacidade produtiva alocada para a Liasa, companhia nacional que é uma das maiores produtoras de Sílico Metálico da América Latina, e que busca sua transição energética por meio de uma fonte de energia mais econômica, confiável e sustentável. Com sua totalidade energizada desde agosto, a usina ainda está em ramp up – aumento de sua produtividade antes de atingir seu pico de geração – e em setembro já foi capaz de produzir 119 GWh, o suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Curitiba, com 1,8 milhão de habitantes.
Dorf salientou ainda que “a nossa experiência acumulada em outros projetos solares de grande porte, somada à qualidade dos equipamentos e do processo construtivo permitiu um ramp-up acelerado em Hélio Valgas. Junto aos benefícios de geração de energia, o empreendimento gerou, durante seu processo de construção um total de 2 mil postos de trabalho, e mantém ativos outros projetos sociais para apoiar o desenvolvimento da economia local.”
O Grupo Comerc Energia, que neste mês atingiu 1.681 MW de capacidade em operação, somando Geração Centralizada e Geração Distribuída, conta com mais 501 MW adicionais em implantação/desenvolvimento previstos para 2024.
“No Brasil, que é um grande produtor mundial de energia renovável, a gente tem que se manter otimista e continuar construindo o futuro do país de maneira sustentável. Por isso, creio que ao investirmos em energia renovável no país, estamos no caminho certo, e entendo que não haja nenhum outro lugar melhor para esse tipo de investimento do que aqui”, afirma Cristopher Vlavianos.
O Grupo Comerc Energia é a mais completa plataforma de soluções renováveis em energia e descarbonização do Brasil. Com mais de 20 anos de atuação e um portfólio composto por cerca de 4,7 mil unidades de consumo, o grupo é líder de market share no mercado livre de energia, com 17% dos consumidores em 2022.
No terceiro trimestre de 2023, atingiu R$ 4,3 bilhões de receita operacional líquida nos últimos 12 meses. A estrutura do Grupo Comerc é ancorada em quatro verticais de negócios que reúnem em seu portfólio geração renovável centralizada e geração distribuída, comercialização de energia, eficiência energética, medição setorizada e gestão de consumidores no mercado livre, que tornam o caminho para a descarbonização das empresas brasileiras mais concreto, assertivo e possível de ser alcançado.