O mês de abril começa com o nível dos reservatórios acima do observado no início de março, em todos os submercados à exceção do Sul, onde sofreu uma redução de 12,4 pontos percentuais. O destaque é o submercado Norte, que apresentou acréscimo de 18,3 p.p.
As recentes afluências ao longo do mês de março, principalmente no Sudeste, contribuíram para a melhora no nível dos reservatórios.
O ONS publicou, no Relatório Executivo do PMO, a simulação de cenários a partir do modelo do DECOMP. O gráfico abaixo traz a previsão de nível de energia armazenada para as semanas de abril.
Interessante destacar o comportamento dos submercados Sudeste e Nordeste. Na primeira semana de abril, as simulações preveem um aumento de 2 p.p e 1 p.p, respectivamente, na energia armazenada. Se a simulação do ONS vier a ocorrer, de fato, o nível dos reservatórios do SIN chegará, ao fim de abril, com 39% da capacidade – acima do previsto pelo Ministro de Minas e Energia para o término do período úmido (matéria completa http://www.panoramacomerc.com.br/?p=1560).