O Hospital de Amor, novo nome do Hospital de Câncer de Barretos, já pode receber energia dos consumidores por meio da cessão de eventuais sobras de energia em contratos no mercado livre. A princípio, apenas os consumidores do Estado de São Paulo poderão realizar as cessões.
A empresa de café solúvel, Cocam, foi a primeira consumidora a colaborar com o projeto, em outubro e novembro, com 23,81/MWh de energia cedida ao hospital.
Como doar energia
Hoje, o consumidor no mercado livre que tem sobra de energia no final do mês, tem a opção de fazer a liquidação na Câmara de Comercialização de Energia (CCEE) ou realizar a cessão por meio de contrato bilateral com qualquer agente do mercado. Ou seja, caso tenha consumido menos que o previsto, será possível repassar o montante excedente ao Hospital de Amor.
“Vale ressaltar também que a energia que o hospital está utilizando com esse projeto, tanto o que ele recebe em doação, quanto o que compra no mercado livre pra suprir toda a necessidade, é uma energia renovável, 100% limpa”, explica Riolando Netto, superintendente comercial da Comerc.
Conheça a iniciativa
O Projeto Energia do Bem tem como finalidade auxiliar o hospital com a redução de gastos de energia elétrica. “O objetivo é que a gente consiga chegar em 100% de doação para o hospital”, afirma Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc Energia.
A iniciativa já beneficiou a instituição com a doação de 16.200 MWh, uma economia de aproximadamente R$ 3 milhões. Esse montante ajuda a manter mais de seis mil atendimentos diários pelo Sistema Único de Saúde (SUS), apoiando pacientes com a vida comprometida pelo câncer.
Além da Cocam, atualmente, a ação conta com seis usinas apoiadoras, Usina Viracool, Grupo Tereos, São José da Estiva, Santa Isabel, Ipiranga e Cofco.
Se quiser participar como doador, entre em contato pelo telefone (11) 3508-3688.