Os gráficos acima mostram a Previsão mensal de ENA e a vazão mensal acumulada, registrada dia-a-dia. Esses dados são divulgados pelo ONS.
No quadro abaixo, as previsões de afluência mensal em junho, revisadas semanalmente:
Tabela de previsão de ENA mensal:
A ENA mensal observada indica uma redução sucessiva das vazões no Sudeste, passando de 28.000 MW médios no início do mês para 22.000 MW médios.
Quanto à previsão, a Revisão 2 chegou a 95% da MLT no Sudeste e, em seguida, retornou para 89% da MLT na última revisão do mês. Isso se deve ao fato de a revisão do ONS, ao término do mês, ser feita a partir de médias que consideram os valores observados no período. As linhas tracejadas no gráfico acima representam a média dos valores observados no IPDO. Entre 1º e 21 de junho, a média da ENA observada no Sudeste ficou em 96% da MLT.
No Nordeste e no Norte, a ENA se manteve próxima do previsto pelo ONS ao longo da primeira revisão e das três revisões subsequentes. Na região Nordeste, a ENA observada em 21 de junho está próxima da média mensal projetada na última revisão, com 56% da MLT, ou seja, quase metade da média histórica de vazão para o período.