Na quinta e última semana de outubro as previsões de Energia Natural Afluente permanecem abaixo do registrado no início do mês, tanto na previsão de afluência mensal quanto semanal para todos os submercados, com exceção do Norte e Sul, na previsão mensal.
A região Norte apresentou melhora na previsão Semanal e Mensal, se comparado com a previsão da semana anterior. Na última semana de outubro, a previsão semanal está em 86% da MLT e a mensal em 75% da MLT. Mesmo melhorando, ambas previsões estão abaixo da média histórica.
Os submercados Sudeste e Nordeste permaneceram em queda desde o início de outubro, terminando o mês com 62% da MLT e 36% da MLT na previsão mensal, e 51% da MLT e 33% da MLT na previsão semanal, respectivamente.
O Sul, na previsão de afluência mensal, está superior ao registrado na Previsão Inicial, a ENA passou de 129% da MLT para 141% da MLT, aumento de 12 pontos percentuais.
O modelo de previsão do ONS apontou em outubro vazões acima da média histórica apenas para a Região Sul do país. Com isso, o PLD semanal foi subindo até atingir o teto com R$822,83/MWh, na quinta semana do mês.