A energia que conseguimos produzir através do sol, aquece o mercado e o coração dos investidores. A fonte de energia solar, limpa e renovável, bateu recorde de geração e já pode ser considerada a segunda maior fonte da matriz elétrica. Saiba mais com a Comerc Energia!
Essa é uma notícia importante para quem acompanha o setor e mostra que o caminho para uma matriz descentralizada e sustentável está traçado, chamando atenção de todo o mundo.
Agora temos a missão de acompanhar o desempenho e protagonismo da energia solar, facilitando sua comercialização, apresentando os benefícios e seguranças e incentivando o ambiente que permite sua contratação.
Uma escolha que vai além do fator econômico. A participação da energia solar no cenário geral é fundamental para o andamento de projetos que possam combater as mudanças climáticas.
Além disso, estamos em momento de ampliação e fundamentação do uso de tecnologias, ferramentas e métodos nos processos de contratação e distribuição de energia, fato que impulsiona consideravelmente a credibilidade do setor.
A energia solar no Brasil é um recurso recente, se comparado a outras fontes de energia. Seu desempenho se deu principalmente pela instalação em prédios e casas residenciais, em um modelo de contratação descentralizado e distribuído.
A menor parte do consumo se refere aos prédios e instalações públicas, representando algo próximo a 0,3%. Este é um cenário que deve mudar com as novas movimentações no setor, o que irá impulsionar ainda mais o mercado e a representatividade dessa fonte.
Para ilustrar as possibilidades, temos duas opções de geração de energia: geração centralizada e geração distribuída. A primeira se refere aos grandes centros de geração de energia solar, que possuem alta capacidade de produção, mas que ficam distantes do consumidor final, elevando o custo de transmissão.
Já a geração distribuída conta com usinas menores, que geram menos energia, mas que atendem consumidores próximos ao ponto de geração, facilitando e trazendo mais segurança para o abastecimento.
Com a crescente adesão, espaço no mercado e qualidade de entrega, a energia solar se fortaleceu e deixou para trás alguns medos que antes afastavam os consumidores. Hoje, a fonte tem preços altamente competitivos, excelente qualidade e facilidades que a colocam nos holofotes de todo o mundo.
Os países já enxergam a energia solar como uma peça estratégica para alcançar os objetivos ambientais traçados pela ONU. Deixa de ser apenas uma escolha e passa a ser uma solução vantajosa para o mercado, com alto valor agregado.
Para a sociedade, o alívio nas contas de luz e a certeza do pleno abastecimento durante todo ano já são benefícios interessantes. Para o sistema, a diminuição da dependência pela energia hidráulica é a chave para atingir autonomia e estabilidade, evitando divergências e insuficiência, causadas principalmente pela crise hídrica.
Para o mercado, a entrada da energia solar aparece como oportunidade positiva de investimento, que condiz com as políticas emergentes e passa a trazer garantias a longo prazo. Como certeza, uma fonte que alivia as contas e contribui para o desenvolvimento sustentável, ganharia destaque assim que tivesse os processos bem estabelecidos.
No Brasil, era só questão de tempo para a energia solar assumir posições importantes para o sistema energético. Nosso território permite a exploração de diferentes métodos de geração e temos a incrível possibilidade de, nos próximos anos, termos as fontes renováveis como principais responsáveis pela geração de energia.
Em outros países, o andamento de pesquisas e o investimento em estruturas voltadas para a energia solar acontece de maneira mais lenta, pois ainda há uma grande dependência de fontes não renováveis para o abastecimento de grandes centros de produção, como no caso da China, Japão e EUA.
Porém, ainda sim, há um avanço interessante, devido às cobranças mundiais por um posicionamento mais sustentável, nos dando a expectativa de que haja um crescimento de mais de 25% de representação em 2023.
A conversão destes países, que possuem grandes populações, para a geração renovável, influenciará significativamente na permanência e constância da energia solar no mercado mundial.
Países de menor extensão e população, terão um processo de substituição mais simples, podendo investir em políticas de incentivo e tecnologias voltadas para a distribuição segura de energia.
Como dito anteriormente, temos duas principais possibilidades de geração de energia solar no Brasil. Cada uma delas tem seu papel no funcionamento do sistema, que garante o equilíbrio entre os volumes de energia produzidos e a demanda de cada lugar.
A Geração Distribuída (GD) é a forma como a energia solar chegou e se estabilizou no setor, a princípio. Mas é participando da Geração Centralizada (GC) que a fonte vai, de fato, impactar o setor elétrico brasileiro.
Para pequenos e médios estabelecimentos e prédios residenciais a fonte de energia solar apresentou diversos benefícios e já existe um forte estímulo para essas contratações. O que anima o setor é a participação desta fonte de energia limpa nos grandes centros de geração, sendo escolhida também para abastecer estabelecimentos e espaços públicos. Certamente, essa será a grande virada!
As vantagens do uso da energia solar, vocês já devem listar facilmente sozinhos: economia na conta de luz em até 90%, investimento estrutural de baixo custo e impacto, geração limpa e renovável, segurança e qualidade nas redes de transmissão, aumento na competitividade e é claro, geração de empregos.
Agora olhando também para as desvantagens, podemos pensar principalmente nos desafios em espaço físico para organizar as quantidade necessárias de painéis fotovoltaicos que abasteça a região ou o estabelecimento.
E quando a incidência de raios solares fica abaixo da média? Aqueles dias nublados? Durante a noite ou nos lugares onde a noite dura mais que o dia? Essas são dúvidas muito pertinentes. A energia solar ainda apresenta variabilidade, que pode ser considerada uma limitação.
Por esse motivo, a ampliação de contratação caminha junto com o desenvolvimento de tecnologias que tornem possível o armazenamento do volume total gerado durante o dia, recorrendo também à uma margem de segurança ou então à outras fontes que possam suprir esses períodos.
Então, sim, podemos considerar esses fatores como pontos negativos, que apesar de contornáveis, implicam na dificuldade de substituir por completo outras fontes.
Para um projeto que saiu do zero, em meados de 2010 e alcançou patamares de tamanha importância para o setor, a energia solar se mostra promissora e atraente aos olhares nacionais e internacionais.
Gostamos sempre de destacar que o futuro da economia abraça empresas que se preocupam com o futuro sustentável. Na visão micro, investir em iniciativas em prol de uma economia verde, atrai clientes e parceiros.
Abrindo a visão, um país que possui grande parte da geração de energia vinda de fontes limpas, atrai investimentos externos, que são valiosos para o mercado mundial.
Pensando que temos dois possíveis caminhos para nossa matriz energética, o mais coerente é se aproximar dos projetos e recursos sustentáveis. Esse tipo de iniciativa é o que fomenta o setor elétrico e é esperado pelas organizações internacionais.
Ainda há espaço para expansão! Com o bom ritmo de crescimento e com o aumento de políticas estruturais, a energia solar poderá se estabilizar como alternativa ao consumo da energia elétrica e ajudar o setor a equilibrar a geração do país.
O caminho está traçado e o setor está movimentado. Nossas expectativas são positivas e acreditamos que, com o quadro regulatório bem estabelecido, poderemos usufruir de uma alternativa segura para o sistema de energia brasileiro.
Gerar a sua própria energia limpa, sendo independente e livre já é uma realidade. Aproveite para transformar o futuro do seu negócio com + Autonomia + Segurança + Sustentabilidade!
>> Saiba mais com o E-BOOK EXCLUSIVO E GRATUITO do Grupo Comerc!
Sim, é isso mesmo! Se você procura uma parceira para explorar o mercado livre de energia e as possibilidades de geração de energia limpa, pode contar com o time Comerc.
Dentre nossos pilares, nos especializamos na Geração Distribuída e ajudamos nossos clientes a escolherem a melhor forma e fonte de energia para abastecer seu negócio.
A energia solar é para todos e você pode se tornar um consumidor consciente e independente. Legal, não é?
Reimagine o futuro com mais sustentabilidade e inovação junto com a Comerc. Entre em contato e saiba mais :)
O futuro da economia é das empresas que se preocupam com a economia sustentável