O mercado livre é uma alternativa eficiente para os consumidores que não querem estar sujeitos a oscilações nos valores da conta de energia.
O Sistema de Bandeiras Tarifárias existe desde 2015 e, apesar de ter sido criado com objetivo de trazer maior transparência nas contas de energia e dar ao consumidor mais consciência sobre o seu uso, ele pode muitas vezes ser uma grande dor de cabeça quando traz acréscimos inesperados no final do mês.
Se o bolso dos consumidores residenciais já sofre, imagine só empresas e indústrias que, muitas vezes, têm na conta de energia a sua maior despesa mensal? E como fazer para não estar mais suscetível às bandeiras verde, amarela e vermelha do mercado?
Diferente do mercado cativo, no mercado livre o consumidor fecha o contrato como faria em qualquer outro processo de compra: escolhendo o próprio fornecedor e negociando diretamente com ele o serviço que será prestado. Conheça os pontos que são diretamente negociados entre fornecedor e consumidor:
Além dos pontos mencionados acima, não podemos deixar de reforçar que no mercado livre existe o incentivo para o consumo de energia renovável, o que promove a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e colabora com os protocolos de sustentabilidade para o planeta.
No conteúdo de hoje você viu que existe uma forma de fugir das bandeiras tarifárias e da variação do custo da energia em relação às suas condições de geração. Mas viu também que esse é apenas um dos benefícios para a sua empresa migrar para o Mercado Livre de energia.
Ouça o podcast que falamos sobre os benefícios e os riscos no mercado livre de energia:
Se você quer descobrir se sua empresa pode migrar para o mercado livre de energia, preencha o formulário abaixo: