Setor elétrico brasileiro, Energia Solar, Comerc, energia eólica, Setor de energia, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaic, geração distribuída, geração centralizada, Sustentabilidade, ESG, Descarbonização
icone relógio >1 min

Geração de Energia Renovável: qual solução é a ideal para o seu negócio?

Quando acompanhamos o avanço do mercado de energia, as notícias são muito animadoras para as fontes de energia renováveis.

Refletindo na qualidade do meio ambiente, saúde da sociedade, no potencial de geração e nos preços de distribuição, as fontes limpas se mostraram uma ótima solução para empresas que buscam o desenvolvimento sustentável atrelado a práticas ESG.​

Pensando, em nossa nova matéria do Panorama falaremos das grandes protagonistas da vez: Geração Distribuída, Geração Centralizada e Geração Distribuída Compartilhada. Continue com a gente e fique por dentro das novidades!

Setor elétrico brasileiro, Energia Solar, Comerc, energia eólica, Setor de energia, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaic, geração distribuída, geração centralizada, Sustentabilidade, ESG, Descarbonização
icone relógio >1 min

Quando acompanhamos o avanço do mercado de energia, as notícias são muito animadoras para as fontes de energia renováveis.

Refletindo na qualidade do meio ambiente, saúde da sociedade, no potencial de geração e nos preços de distribuição, as fontes limpas se mostraram uma ótima solução para empresas que buscam o desenvolvimento sustentável atrelado a práticas ESG.​

Pensando, em nossa nova matéria do Panorama falaremos das grandes protagonistas da vez: Geração Distribuída, Geração Centralizada e Geração Distribuída Compartilhada. Continue com a gente e fique por dentro das novidades!


Geração de Energia Renovável

A geração de energia renovável vem com a perspectiva de compensar os impactos causados pelo uso de combustíveis fósseis, aumentar a qualidade da energia e reduzir os custos deste insumo.

É a chance de potencializar o alcance e acesso de energia limpa a todos os consumidores e assegurar bons preços de forma moderna e sustentável. Somando a necessidade de diversificar a matriz energética brasileira com a séria preocupação com o desenvolvimento sustentável, as fontes limpas se destacaram com bons resultados.

Nesse intuito, vale ressaltar que a pandemia acelerou o processo natural de novos investimentos neste modelo de geração, que acompanha as metas globais de preservação ambiental e os conceitos de ESG implementados pelas empresas.

Em um acelerado processo de conscientização e modernização, a economia brasileira se voltou para a produção de energia limpa e hoje, temos mais de 70% da nossa matriz elétrica sendo representada por fontes renováveis.

Hídrica, eólica e solar. Você ainda vai ouvir muito sobre a tríade que fortalece a produção de energia no Brasil. Elas representam, respectivamente, 53,5%, 10,8% e 8,5% do total de energia gerada em território brasileiro.

O mais interessante é que, a movimentação no setor que se acentuou nos últimos dez anos, reflete de maneira positiva na sociedade. As previsões falam sobre um aumento significativo na geração de empregos e em 2022 sendo o grande auge de investimentos no mercado de energia limpa.

gc

Quais são os tipos de energia limpa mais usados no Brasil?

Quando o assunto é geração de energia, diversidade é um conceito que traz muitas vantagens para matriz energética do país. Pois é uma maneira de equilibrar, fortalecer sistemas e colaborar com a transição energética. Desse modo, quanto mais tipos, maior a abrangência, mais opções de produção e menos riscos ao investir nosso dinheiro.

No setor elétrico esse tema tem se fortalecido e juntamente com a diversificação da matriz, são desenvolvidas formas diferentes de logística e contratação da energia gerada.

O Brasil é um dos grandes líderes do mundo no tema geração renovável, mostrando que é possível atrelar produção e sustentabilidade. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), os tipos de energia limpa mais usados no setor brasileiro são:

  • Energia Hidráulica
  • Energia Solar
  • Energia Eólica
  • Energia de biomassa

Hoje, investir em energia limpa é um excelente negócio, que traz vantagens para os orçamentos, economia e previsibilidade para os contratos, além de menor impacto ambiental e equilíbrio no consumo dos recursos.

A corrida pela descarbonização presente no setor elétrico nos últimos anos, apresentou o Hidrogênio Verde (H2) como uma fonte de energia renovável com potencial eficiente e rápido desenvolvimento, possibilitando mais economia e sustentabilidade.

É um procedimento totalmente livre de queima de combustível que acontece por meio da eletrólise. Outros países, principalmente do leste europeu, demonstraram bastante interesse nesta modalidade de geração, o que aumenta o valor agregado dessa fonte. Ou seja, além de ampliar a geração de energia limpa, atraímos novos investidores, fomentando as exportações e fortalecendo a economia brasileira e o futuro da energia renovável no Brasil. Ponto para o H2!

Quem também se destacou nos últimos anos, com grande potencial de geração e abastecimento foi a energia solar. De acordo com dados da ABSOLAR, já temos mais de 2.000 megawatts (MW) produzidos pelas usinas fotovoltaicas brasileiras.

Essa ascensão da energia solar no mercado tornou-a uma fonte com preços competitivos, tendo uma redução de mais de US$80 por MW em leilões. Isto nos mostra que investir em painéis fotovoltaicos é um movimento crescente e rentável.


>> Explore as possibilidades para o Hidrogênio Verde com Marcel Haratz, CEO da Comerc Eficiência

 



Fontes de Energia Renovável: Desafios X Oportunidades

Assim como qualquer nova estratégia, quando a colocamos em prática descobrimos novas vantagens e desafios. No caso da geração renovável, foram identificados alguns obstáculos de teor econômico.

Os investimentos em fontes limpas, apesar de trazer um retorno satisfatório, são muito altos considerando a não solidez destas fontes no setor. Mesmo mostrando grande potencial de geração, as fontes dependem de condições climáticas, fato que atrasa a confiabilidade e consolidação delas no mercado de energia.

Mesmo assim, há um aumento importante nas aplicações dentro do setor, que intensifica a procura por soluções sustentáveis que fortaleçam e sirvam de base para a transição energética, aproximando a sociedade de um ritmo mais sustentável de produção e consumo.

A geração renovável permite adaptações e sua flexibilidade tem papel fundamental para o funcionamento de estações de geração distribuída, por exemplo.

Com novos modelos de distribuição é possível repensar algumas taxações, sendo muito interessante para quem busca economia, qualidade e uma geração que cause menos danos ao meio ambiente.

>> Saiba mais sobre energias renováveis aqui.

Qual a fonte ideal para o seu negócio?

E aí, já está imaginando qual é a melhor fonte renovável para implementar na sua empresa? As opções parecem crescer a cada ano, mas o mais legal é que está cada vez mais fácil planejar corretamente seus gastos com energia, de maneira eficiente e consciente.

 

Você já ouviu falar em Geração Distribuída (GD)?

Há 10 anos foi autorizada pela ANEEL a microgeração e o autoconsumo de energia a partir de fontes limpas, com o objetivo de diminuir custos e impactos ambientais.

Esta modalidade aproxima o consumidor do gerador, pois a geração acontece no local de consumo ou bem próximo a ele, reduzindo perdas de energia no processo de transmissão, contribuindo com a expansão da matriz e trazendo autonomia para os consumidores.

O número de sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil só cresce, pois é uma alternativa para empresas de qualquer porte e também para residências. É um movimento promissor que deixa de sobrecarregar o sistema de abastecimento.

Existe uma variante dentro deste modelo, chamada Geração Distribuída Compartilhada (GD Compartilhada). Ela compartilha características muito semelhantes à anterior, mas com o investimento de um grupo fechado de consumidores que vão compartilhar os custos da instalação da unidade de geração e o volume de energia gerada por ela.

Essa é uma ótima escolha para quem precisa reduzir custos, mas não tem espaço físico para instalar um sistema próprio de geração. A ABSOLAR aponta que sistemas de placas fotovoltaicas têm se espalhado rapidamente pela rede elétrica brasileira, representando a maior parte da microgeração.

Por aqui, acreditamos que a Geração Distribuída veio descentralizar e descomplicar o consumo de energia elétrica, dando mais poder e economia ao consumidor. No caso da Comerc Energia, levamos a energia gerada pelo sol até nossos clientes por meio de comunidades solares (consórcios ou cooperativas) com a solução Comerc GD.

 

gd

 

GERAÇÃO CENTRALIZADA (GC): A solução para grandes portes

Por outro lado, a Geração Centralizada ainda tem uma posição de confiança no processo de abastecimento elétrico. As grandes usinas hidrelétricas que representam essa categoria tem um enorme potencial de geração.

O ponto de atenção, nesse caso, é a distância dessas usinas até o consumidor. É necessária uma linha de transmissão altamente eficiente para levar energia até os consumidores, que na maioria das vezes estão a vários quilômetros de distância.

O processo é longo e custoso, o que aumenta os custos pelo insumo e as perdas de energia ao longo do caminho. É uma modalidade de “fácil” administração se comparado com a GD, mas a centralização torna-se dependente de poucas usinas, o que aumenta o risco de desabastecimento caso ocorra alguma falha, por exemplo.

Ainda assim, a GC dispõe de vantagens que aceleram o processo de expansão da energia solar por placas fotovoltaicas, potencializando a geração de energia limpa, que é um dos principais pilares de sustentação da transição energética no Brasil.

Quando falamos em Geração Centralizada, a Comerc Renew é a solução ideal do Grupo Comerc. Reconhecida como uma empresa especializada em geração de energia renovável (solar e eólica), com o objetivo de contribuir para o crescimento sustentável do Brasil. Para isso, fornece energia limpa aos nossos clientes por meio de projetos confiáveis, com baixa emissão de poluentes e impacto social positivo.

O Grupo Comerc Energia pretende investir cerca de R$ 6 bilhões para aumentar a sua capacidade de geração de energia solar até o final de 2023, focada nos mercados de geração distribuída e centralizada por meio das empresas Comerc Geração Distribuída e Comerc Renew. ​

 

>> Conheça mais sobre a Comerc GD e a Comerc Renew em nosso Comercast com o Matheus Nogueira e Pedro Fiuza

É possível comprovar a descarbonização da minha empresa a partir do uso de energia renovável?

Além de contribuir com o futuro do planeta, fazer escolhas sustentáveis para o abastecimento do seu negócio pode agregar valor à sua marca, atraindo mais investidores e clientes para sua rede.

Para comprovar as ações sustentáveis adotadas pensando na descarbonização, foram criados certificados oficiais que identificam as empresas ao redor do mundo que trabalham com responsabilidade ambiental.

O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC, sigla em inglês), é um dos certificados mais importantes atuando no setor elétrico hoje.

>> Leia sobre os benefícios do I-REC para sua empresa e como funciona o cálculo que autoriza a aquisição dentro do nosso sistema

Independente do tamanho do seu empreendimento, é um direito seu comprovar que seu time trabalha com um propósito empresarial, alinhado com as preocupações ambientais discutidas ao redor do mundo.

Além disso, o movimento crescente de emissão dos certificados incentiva outras empresas a correrem atrás de novas fontes de energia, que sejam limpas e sustentáveis, favorecendo a corrida por um futuro saudável.

kv_cert_irec recorte

 

 Como a Comerc pode colaborar com a jornada sustentável da minha empresa?

Nós, da Comerc Energia, estamos prontos para apoiá-lo na jornada da sua empresa rumo ao desenvolvimento sustentável e transição energética. Para explorar nossas soluções e identificar a melhor oportunidade para o seu negócio, entre em contato com nossa equipe de especialistas! 

 

 

 

 

Início do blog

Compartilhe nas redes: