A Comerc ESCO foi contratada, de forma inédita, para conduzir uma concorrência para a rede de academias BodyTech. O objetivo principal foi buscar projetos de geração distribuída que somassem aproximadamente 6 MW de energia solar para atender as 39 unidades espalhadas em sete estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pará e Rio Grande do Norte) e no Distrito Federal.
Recebemos 15 propostas para atender todas as unidades da academia, as quais consomem 1.525 MWh mensalmente, arcando com contas de energia de mais R$ 1 milhão por mês.
“O aspecto mais inovador dessa concorrência é que a BodyTech arrendará esses projetos e se beneficiará dos créditos de energia gerados pelas unidades previstas nas propostas”, explica Marcel Haratz, diretor da Comerc ESCO, braço da Comerc Energia que além de investir em projetos de eficiência energética, também presta consultoria na área. “Nesse caso, a economia gerada pelos créditos de energia serão mais do que suficientes para pagar o aluguel mensal”, acrescenta.
A concorrência foi lançada em maio, quando 19 empresas de geração de energia de geração distribuída foram convidadas a participar. Os participantes tiveram três semanas para apresentarem os seus projetos e, ao final, apenas uma empresa foi escolhida para esse projeto na BodyTech.
Segundo o executivo, entre as propostas encaminhadas à Comerc ESCO por onze empresas, duas são de Centrais Geradoras Hidrelétricas, cuja potência máxima por lei é de 5 MW, e 60 são de Centrais Geradoras Fotovoltaicas. O projeto que prevê a entrega de geração no menor prazo deverá levar seis meses para ser concluído; o mais longo deverá entregar a energia em dezembro de 2019.
Hoje, os contratos estão sendo finalizados para que o projeto de Geração Distribuída seja implantado em toda a rede da academia.
Com os projetos de geração distribuída, a BodyTech espera uma economia superior a 20% na sua conta de energia. A iniciativa traz dois benefícios: de um lado, uma economia nos custos do insumo energia; do outro, uma importante redução na emissão de gases de efeito estufa, já que todas as unidades geradoras são de fontes de energia renováveis.