Assim como aperfeiçoar a gestão de energia da sua empresa, entender as demandas também tem seu peso no momento de adequar contratos e potencializar o uso dos recursos.
A gestão de demanda de energia de uma empresa é uma competência muito importante que afeta todos os departamentos e a forma como o seu negócio opera.
Quais são os resultados que você espera, quem você precisa atender e o que isso vai demandar do seu sistema? Essas são apenas algumas perguntas que fazem parte de uma análise maior.
Por isso, trouxemos informações sobre a gestão de demanda de energia e qual sua importância para o pleno funcionamento da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!
Gestão de demanda de energia
Quando se tem uma rede de funcionamento envolvida no alcance de um objetivo, certamente haverá funções e processos diferentes para cada etapa. Se aplicada a gestão de demandas, o empresário saberá reconhecer quanto cada ponto precisa consumir de energia para cumprir as funções.
Tendo um mapa de demanda e consumo bem estabelecido, fica fácil entender onde se gasta mais e o que precisa de reparos. Assim, o caminho para eficiência está traçado e você conseguirá otimizar seus resultados.
A gestão de demanda de energia consiste em adaptar ações de gerenciamento pensando mais pelo lado da demanda do que da oferta. Essa estratégia é vista como alternativa para otimizar o uso dos recursos disponíveis.
Assim, com um olhar a longo prazo, investindo em análises de custo-benefício é possível trabalhar com operações mais seguras e econômicas. Dimensionando o volume de energia de forma precisa, seus contratos com a distribuidoras serão muito mais coerentes.
A gestão de demanda considera fatores internos e externos para analisar o uso dos recursos. Ou seja, tanto os equipamentos, ferramentas e estratégias operacionais do seu negócio, como as necessidades e alcance do público são colocados na ponta do lápis para entender qual o real consumo.
Da mesma forma que a gestão de energia analisa como o recurso é distribuído quando chega ao consumidor final, a gestão de demanda está presente um passo atrás, corrigindo os volumes contratados antes de chegar no estabelecimento.
Pensando nisso, é possível ajustar suas contratações para o mínimo necessário, valorizando o recurso, contribuindo com o sistema elétrico e economizando com as contas.
Você, com a sua gestora, deverá estudar cada equipamento, cada processo, horários de pico, momento de maior produção, a principais necessidades a serem atendidas, entre outros pontos, para assim chegar ao equilíbrio entre a oferta e demanda.
Qual a importância da gestão da demanda de energia?
A importância de investir em gerenciamentos já deve estar clara para muitos de vocês. Uma gestão eficiente é fundamental para o sucesso de um negócio. Quando passamos a gerir a demanda de energia, o reflexo se dá no custo e na qualidade do recurso que chegará até você.
Ela permite que as empresas organizem melhor as operações e atendam adequadamente o público. Conhecendo melhor suas próprias demandas, será muito mais fácil atender as demandas dos seus clientes.
A otimização de processos, que caminha junto com a gestão de demandas, é uma das vantagens de implementar esse processo em uma organização. Para se tornar ainda mais competitivo, é preciso produzir mais, com mais qualidade e com o menor custo possível.
Mesmo sabendo da importância, às vezes pode ser difícil encontrar o momento certo para estudar seu consumo e o funcionamento das suas produções. Por isso, trouxemos 5 razões para começar hoje o aprimoramento da sua gestão.
Conheça 5 razões para realizar a sua gestão de energia
É fato que, ter um controle financeiro é essencial para qualquer empresa, pois sem ele, conduzir um negócio pode ser ainda mais complexo. Hoje existem diferentes estratégias para fortalecer a gestão, alcançar estabilidade de produção e um padrão de consumo que traga assertividade.
Assim, é possível identificar o que cada processo precisa para realizar as funções e reduzir os picos de demanda, fazendo um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e barateando os custos contratuais.
Podemos listar boas razões para você investir nessas análises hoje e passar a gerir seu negócio de forma eficiente, refinando relatórios e captando dados. Entre elas:
- Melhoria nos processos produtivos = Um estudo de demanda permite a aproximação do gestor em relação aos processos. Com base nos dados coletados, você saberá dizer, sem grandes dificuldades, qual parte da sua linha de produção consome mais energia e em que momento do dia isso acontece.
O mesmo acontece com os equipamentos de baixo consumo. Dessa forma, o gestor poderá reorganizar o esquema de execução, de forma que a energia contratada seja reavaliada ou redistribuída.
É nesse momento que você adequa as quantidades e paga exatamente pela energia que irá consumir. Claro, que cada contrato corresponde a um perfil de consumo, que deve levar em consideração o tipo de produção e serviço. - Redução dos custos = Muitos empresários passam meses pagando valores nas contas de energia que podem não corresponder ao volume consumido.
Com a gestão de demanda, você refina seus contratos e passa a pagar de acordo com seu consumo real. Além de reduzir os custos, os contratos adaptados são fundamentais para aplicar um planejamento orçamentário.
- Empresa mais sustentável = Entender sua demanda é aprimorar seu consumo e trabalhar com consciência. Uma boa gestão reflete na condução do setor elétrico e se investirmos nesse caminho, podemos reduzir nossos impactos.
O caminho é optar cada vez mais por recursos sustentáveis e saber como distribuí-los de maneira inteligente. Assim, é possível desenhar um cenário ganha-ganha entre o desenvolvimento sustentável do país e a economia de recursos do seu próprio estabelecimento. - Gestão de equipes mais eficiente = Com melhor previsibilidade dos custos de energia, os consumidores do mercado de energia podem garantir vantagens na hora de montar o planejamento orçamentário e traçar metas estratégicas.
Com um plano de custos bem definido, as funções se tornam mais claras, a distribuição de tarefas mais assertiva e o desempenho do grupo pode avançar. O gestor terá capacidade (e tranquilidade) de investir em outras estruturas e tecnologias, na qualidade de vida dos funcionários e é claro, em boas ferramentas de crescimento.
Para complementar seu conhecimento, aproveite para conferir o vídeo abaixo sobre 5 cuidados que você deve ter com sua gestão:
Como a Comerc pode colaborar neste processo?
Antes de qualquer investimento, tenha a certeza que poderá contar com gestores profissionais do mercado. O time da Comerc, por exemplo, tem vasta experiência no mercado livre de energia e pode oferecer toda a consultoria e suporte para ajudar no processo de análise de demanda.
É possível melhorar sua gestão sem grandes complicações e ainda se beneficiar de todas as vantagens que esse segmento tem a oferecer para você ou para o seu negócio.
Nós sempre estamos atentos aos movimentos do mercado, investindo em tecnologia e inovação. Nosso discurso sempre trará como pauta o desenvolvimento de uma cultura de liberdade entre os consumidores brasileiros
Assim, seremos capazes de fornecer as melhores soluções em energia para a sua empresa e para o planeta, sempre.
Temos experiência, bate-papos, dicas, tecnologia e paixão pelo setor elétrico. Nós podemos te ajudar! Entre em contato e converse com os nossos especialistas!
Entre em contato e escolha a melhor solução de energia para o seu negócio!