Confiança do Empresário Industrial cresceu 4,4 pontos na comparação com o mês anterior, a maior desde 2014
O Índice Comerc Energia demonstrou estabilidade no consumo de energia em junho. Quando comparado a junho de 2015, houve ligeira queda, de 0,92%, e, versus maio de 2016, o consumo retraiu apenas 0,24%. O Índice é apurado mensalmente considerando o consumo das unidades na carteira da empresa, líder em gestão de energia no mercado livre.
A diminuição discreta em relação ao mesmo período do ano passado pode ter relação com um princípio de recuperação da atividade econômica no país, principalmente nos segmentos da indústria analisados pelo Índice Comerc Energia. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 4,4 pontos em junho, atingindo 45,7 pontos, o maior desde 2014. A instituição atribui o crescimento às grandes empresas, que registraram um índice de confiança de 47,7 pontos, enquanto as pequenas empresas registraram 43,1 pontos.
Comparativo setorial
A maior alta no consumo em relação a maio foi no segmento de Manufaturados (+12,30%), seguido por Eletromecânica (+6,77%). A maior redução do mês foi no setor de Comércio e Varejista (-6,55%).
Na comparação do consumo de junho deste ano com o mesmo mês em 2015, houve alta principalmente para a indústria Química, que já mostrava índices positivos (+4,44% em maio) e chegou a junho com alta de 14,66%. Outros cinco setores registraram leve alta no consumo de energia. Entre os demais segmentos que consumiram menos energia, as principais variações negativas foram no setor de Materiais para Construção (-14,55%) e Comércio e Varejista (-10,15%).