Análise Semana 4 (22/08 a 28/08)
A previsão de ENA do ONS para a quarta semana de agosto é de 76% da MLT para o Sudeste, 65% para o Sul, 47% para o Nordeste e 64% da MLT para o Norte. Estes valores, assim como a previsão mensal de ENA para agosto são apresentados no gráfico à esquerda abaixo. Houve redução da expectativa de ENA mensal em todos os submercados, exceto no Nordeste, que se manteve em 50% da MLT. Assim, no Sudeste a expectativa mensal passou de 89% para 87% da MLT. No Sul, passou de 88% para 81% da MLT e no Norte a previsão de ENA mensal passou de 79% para 74% da MLT. O gráfico à direita mostra o CMO e o PLD de todos os submercados na quarta semana e o PLD da terceira semana, para comparação.
O PLD dessa semana apresentou aumento de 2% quando comparado ao da semana passada, ficando em R$139,90/MWh em todos submercados. O CMO ficou desequalizado na região Nordeste porque atingiu o limite de intercâmbio de recebimento. A CCEE não considera essa restrição, apresentando maior limite de intercâmbio e por isso os PLDs ficaram equalizados.
Impactos no CMO – Semana 4
A figura abaixo apresenta os fatores que impactaram no Custo Marginal da Operação, base para o PLD, de todos os submercados. Nota-se que a atualização dos fatores causou elevações no preço inferiores a R$1,1/MWh.
Meteorologia
A água do Oceano Pacífico apresenta-se mais quente do que o normal, o que caracteriza o fenômeno El Niño. Contudo, a região da costa do Peru apresentou um leve resfriamento das águas durante a semana passada. Os centros mundiais mudaram a classificação do El Niño para forte e curto, anteriormente estava sendo considerado moderado. Para esta semana, de 22 a 28 de agosto, as previsões mostram totais significativos de precipitação nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do país que pode afetar o submercado sul (bacias do Uruguai, Jacuí e Iguaçu) por completo e parte do submercado sudeste (região incremental a Itaipu e as bacias do Paranapanema, Tietê e Grande). Para os submercados Nordeste e Norte, a predominância de um sistema de alta pressão atmosférica deve ocasionar tempo seco.
Previsão de EAR – Semana 5 de Agosto
A previsão de EAR do ONS para a próxima semana operativa é apresentada abaixo, com seus respectivos cenários de afluências. Segundo esta previsão, a energia armazenada do Sudeste e do Norte deve aumentar, enquanto que no Nordeste a previsão é de que a EAR se mantenha. No Sul, a partir do cenário de ENA considerado pelo ONS, a EAR pode variar de 72,5% a 82% do valor máximo.
Despacho Térmico – Semana 4
O despacho térmico da quarta semana de agosto é apresentado abaixo. Com relação à semana passada, houve pequena diminuição do despacho por Ordem de Mérito, passando de 8071 MWm para 7828 MWm, devido à diminuição de disponibilidade das térmicas. Além disso, espera-se que haja diminuição de despacho via Segurança Energética, ou seja, menos térmicas com custo variável unitário (CVU) maior que o CMO devem ser despachadas.
Glossário: