Saiba quais são os benefícios e como pequenos e grandes negócios podem obter o certificado
A importância de adotar estratégias sustentáveis vem se tornando cada vez mais evidente no desenvolvimento das empresas pelo mundo. É um forte pilar para discussões e definirá o caminho econômico e social do seu negócio.
Com o rápido avanço do setor em busca de regulamentações que comprovem a sustentabilidade de um negócio, hoje é possível encontrar diferentes maneiras de cumprir com as obrigações existentes na empresa, sem usufruir do meio ambiente de forma tão agressiva.
O fornecimento de energia é um dos fatores mais importantes para o pleno funcionamento da sua empresa e fazer a escolha certa pode te trazer bons resultados para o avanço do empreendimento.
Mas qual a importância do I-REC e como conseguir esse certificado? A seguir te explicaremos tudo sobre o tema.
Antes de mais nada é importante deixarmos claro do que se trata exatamente esse certificado. I-REC é a sigla em inglês para Certificado Internacional de Energia Renovável.
É um sistema criado para certificar empresas que se comprometem em utilizar fontes de energia renováveis para uso de sua energia.
Esse sistema de rastreamento possibilita identificar as empresas ao redor do mundo que trabalham com responsabilidade ambiental e optam por fontes de energia limpa, indo de acordo com as estratégias de redução das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa).
Como dito anteriormente, esse tem sido um caminho recorrente para muitas empresas nos últimos anos, que em meio ao intenso fluxo econômico mundial, se adequam de forma menos agressiva, sem que isso afete a produção e traçam um caminho mais sustentável de desenvolvimento.
Esse processo pode ajudar empresas que ainda estão em processo de transição de matriz energética ou aquelas que querem formalizar os tipos de fonte utilizados, garantindo uma participação eficaz nos movimentos ambientais.
Também falamos sobre o certificado em outra matéria do Panorama, confira o conteúdo aqui.
No Brasil, para garantir que sua empresa esteja utilizando energia renovável, é possível investir em sua própria matriz ou procurar dentro do mercado livre de energia por fornecedores que atendam sua necessidade.
De qualquer forma, sua empresa será abastecida por usinas que se interligam no SIN e é através do I-REC que as empresas podem comprovar que, dentro desse sistema, sua energia vem de uma fonte renovável.
>> Entenda detalhes sobre as certificações de energia renovável ouvindo a nossa série no Comercast:
Por que as empresas buscam a certificação I-REC?
Como funciona a aquisição do I-REC?
No Brasil, quem faz os cálculos e autoriza a concessão dos certificados é o Instituto Totum, dentro do sistema I-REC Standard.
Para obter o I-REC, é necessário basear o cálculo da emissão mediante a quantidade de energia renovável utilizada pela a empresa. Sendo que cada REC representa uma unidade de geração de energia renovável, ou seja, 1 REC é equivalente a 1 MWh consumidos a partir da energia limpa.
Por meio desses cálculos realizados também é possível saber o quanto de CO2 a empresa deixará de emitir de acordo com a quantidade de energia consumida, esse resultado é baseado na metodologia do Escopo 2 do GHG Protocol.
Vale mencionar que o consumidor pode obter quantos I-RECs desejar referente a quantidade de energia renovável consumida pela empresa. Assim como, também é possível reportar o consumo de fontes renováveis para unidades cativas.
O REC Brazil é tido como um status vantajoso, visto que sua empresa terá atingido 5 dos 17 requisitos básicos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Tendo, assim, um propósito empresarial alinhado com os objetivos internacionais das Nações Unidas.
Dessa forma, é evidente que todo esse processo fortalecerá a imagem da sua empresa, reforçando a conscientização genuína sobre a importância da socioambiental, assim como mostrará a evolução do seu negócio de maneira responsável.
Além disso, neutralizar as emissões de CO2 tornou-se uma missão de todos, tanto dos consumidores como das empresas e é um importante elemento para o futuro do setor econômico mundial.
Saber conciliar sua produção com a sustentabilidade envolve estudar estratégias de negócio, procurar por bons parceiros e investir em tecnologias e esses investimentos serão cada vez mais necessários para se manter dentro do mercado.
Poder comprovar a origem da energia que abastece seu negócio facilita a participação em projetos de crescimento sustentável, que é um tema crescente ao redor do mundo.
O Brasil tem tido um crescimento considerável nos números de emissão de I-REC o que mostra o alto investimento das empresas em métodos de produção ecológicos. É a nova moeda do futuro, que trará lucro para as empresas e para o meio ambiente.
>> Explore mais detalhes do modelo de certificação renovável I-REC aqui.
É um pensamento comum achar que existe pré requisito em relação ao tamanho e alcance das empresas para poder obter o certificado. Porém, esse detalhe não influencia diretamente o processo.
Independente do tamanho do empreendimento, a fonte de energia pode ser renovável e os cálculos de I-REC acontecerão, em curto ou longo prazo.
É interessante para o mercado de energia que isso seja acessível para qualquer tipo de empresa, pois forma-se uma rede de incentivo para o uso de fontes renováveis que vai refletir positivamente no futuro e pode movimentar também o mercado cativo.
Além disso, trabalhar com um certificado I-REC é uma maneira de compensar as emissões de GEE que sua empresa pode ter, reduzindo o impacto.
Definir regras e padrões de conduta dentro do mercado de energia facilita a integração dos movimentos e direciona o crescimento para um lado sustentável. E comprovar que a energia para qualquer projeto dentro do seu negócio provém de uma matriz limpa é a função principal do certificado.
De fato, um dos pontos mais importantes desse tema é a conscientização tanto dos consumidores como dos fornecedores, mostrando que é possível encontrar maneiras de tornar nossas ações menos nocivas.
>> Ouça agora nossos especialistas falando no Comercast sobre as melhores estratégias de negociação de compra e venda de energia limpa no Mercado Livre de Energia:
Hoje muitas comercializadoras no Brasil estão autorizadas a fazer a transação de I-RECs. Mesmo sendo um processo bastante simples, é necessário que haja um agente responsável por fazer o cálculo e o acompanhamento da empresa.
A Comerc Trading, agora, é uma comercializadora habilitada para fazer a transação de I-RECs.
A negociação pode ser feita de maneira retroativa ou no mesmo momento da contratação de energia. A opção que melhor atende seu negócio irá conversar com o tipo de estratégia de contratação que você adota. Ou seja, é necessário que haja um cuidado se você optar por contratar no mesmo momento em que está contratando a energia elétrica, pois haverá o risco de o volume de energia utilizada sofrer alterações no decorrer do período.
Vale lembrar que essa negociação só poderá acontecer se sua empresa passar pela verificação do Instituto Totum e estiver com toda a documentação em dia.