Entenda a diferença a diferença entre as modalidades varejista e atacadista no mercado livre de energia.
No mercado livre de energia existem dois tipos de consumidores. Como consumidor atacadista, a empresa consumidora se torna um agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e atua de acordo com uma complexa regulamentação do setor - condição que acaba sendo mais recomendada a empresas que tenham certa experiência neste mercado ou que tenham um gestor capacitado, como a Comerc, que faça toda a parte de inteligência e relacionamento com o mercado e com a CCEE.
Já na condição de consumidor varejista, há muito mais facilidade na adesão ao mercado livre, uma vez que a contratação é direta com uma empresa comercializadora de energia. Nesse caso, o processo é muito mais simples e menos burocrático já que a comercializadora varejista fica responsável por todas as obrigações junto ao mercado e não exige do consumidor o compromisso com as obrigações financeiras da CCEE.
Vantagens para o consumidor varejista
Ao optar pela modalidade varejista, o consumidor apenas precisa se preocupar em escolher uma comercializadora varejista que cumpra com suas responsabilidades. Todas as demais obrigações, desde a migração, procedimentos operacionais, apresentação de garantias financeiras, medição, gestão mensal de déficits e sobras de energia, contabilização e obrigações financeiras junto à CCEE, ficam sob responsabilidade dessa comercializadora.
Comerc Futuro
A Comerc Futuro é uma alternativa para os consumidores que valorizam a praticidade e que buscam participar do mercado livre em um modelo simplificado.
Nessa modalidade, a Comerc Varejista é a responsável por todas as obrigações relacionadas à CCEE, permitindo que o consumidor participe do mercado livre de forma simples e prática.
Confira mais detalhes sobre o consumidor varejista no Comercast, podcast do setor elétrico da Comerc, com a Luma Boufleur, CEO da MegaWhat.