CCEE, Setor elétrico brasileiro, Mercado Livre de Energia
icone relógio >1 min

Mercado Livre de Energia triplicou de tamanho em 2024, diz CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE concluiu a migração de 26.834 novos consumidores ao mercado livre em 2024, maior volume de toda a história do ambiente. 

CCEE, Setor elétrico brasileiro, Mercado Livre de Energia
icone relógio >1 min

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE concluiu a migração de 26.834 novos consumidores ao mercado livre em 2024, maior volume de toda a história do ambiente. 

O Mercado Livre de Energia fechou o ano de 2024 em expansão. Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), esse modelo de contratação de energia triplicou em relação aos anos anteriores. O crescimento é um reflexo das mudanças regulatórias, a partir da abertura do mercado para todos os consumidores de Grupo A, desde janeiro de 2024.

Somente em 2024, 26.834 novos consumidores finalizaram as migrações, o maior volume de toda a história do ambiente.

O que é o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia é um ambiente no qual consumidores – sejam grandes empresas, indústrias ou, em alguns casos, até pequenos consumidores – têm a possibilidade de escolher seus fornecedores de energia.

Diferentemente do mercado cativo, onde as distribuidoras são as responsáveis pela comercialização, no mercado livre os agentes negociam contratos diretamente, permitindo:

  • Maior competitividade: Liberdade para buscar melhores preços e condições.
  • Transparência: Relação direta entre fornecedor e consumidor.
  • Flexibilidade contratual: Adoção de contratos personalizados conforme a demanda.

Mercado Livre de Energia em menos de 1 minuto: série tira dúvidas sobre assunto

Consumidores de menor porte representaram os maiores volumes de migração

Os consumidores de menor porte lideraram o volume de migrações no Mercado Livre de Energia. As cargas menores que 0,5MW representaram 92% das migrações. O aumento foi significativo, quando comparado com 2023, quando a categoria representava 67%.

Já a média da demanda contratada pelos consumidores caiu de 0,416 MW em 2023 para 0,240 MW em 2024.

Mercado Livre de Energia para pessoas físicas

Em 2024, o Mercado Livre de Energia também passou a receber contratos de pessoas físicas. Foram 342 unidades consumidoras migradas. No ano anterior, em 2023, o número foi de apenas 9.

Comércio e serviços lideram

Os setores de comércio e serviços lideraram as migrações para o Mercado Livre de Energia em 2024, consolidando-se como os principais destaques no período.

O setor de serviços contabilizou 7.117 unidades consumidoras migradas, um crescimento expressivo em comparação às 1.927 de 2023.

Já o comércio registrou 6.378 migrações em 2024, ante 2.440 no ano anterior. Outros segmentos relevantes, como alimentos, manufaturados diversos e saneamento, também apresentaram forte adesão, confirmando a tendência de expansão entre diferentes ramos de atividade econômica.

Essa diversificação reflete a busca crescente por competitividade e economia no custo de energia entre empresas de variados setores.

Perspectivas para o futuro

Com a trajetória de crescimento observada em 2024, o Mercado Livre de Energia deve continuar expandindo nos próximos anos. A expectativa é que:

  • Mais empresas migrem para o ambiente livre, em busca de melhores condições e maior flexibilidade.
  • Investimentos em fontes renováveis se intensifiquem, acompanhando a demanda global por práticas mais sustentáveis.
  • A modernização dos sistemas de gestão e monitoramento contribua para um mercado ainda mais transparente e seguro.

Reduza custos e aumente a eficiência do seu negócio com o Mercado Livre de Energia

A Comerc Energia é referência no mercado com mais de 20 anos de experiência. Contamos com diversas soluções para simplificar a gestão de energia da sua empresa e garantir economia sem complicações.

Quer saber mais? Acesse o nosso simulador online em www.comerc.com.br/simulesuaeconomia e descubra quanto sua empresa pode economizar!

Início do blog

Compartilhe nas redes: