A figura 1 mostra o comparativo entre os valores da precipitação prevista, observada, normal climática para o período de 1981 a 2010 e a porcentagem do desvio em relação à climatologia para a semana de 18 a 24 de julho
A região Sul do País apresentou totais acumulados (figura 1b) próximos aos valores previstos pelo modelo ETA (figura 1a). Destacaram-se apenas os valores e a distribuição espacial sobre a região. A distribuição de precipitação estendeu-se desde o sul do Rio Grande do Sul até o norte do Paraná. Já os valores observados do acumulado de precipitação sobre a região ficaram acima de 100% da normal climática (figura 1c) para a semana operativa. As demais regiões apresentaram características da estação seca.
Figura 1:
A figura 2 mostra as previsões de precipitação feitas pelos modelos ETA (CPTEC/INPE/ONS), figura 2a, e COSMO (INMET), figura 2b, para semana operativa de 25 a 31 de julho. A figura 3 mostra a normal climática de 1981 a 2010 (OMM) para mesma semana operativa.
Nas previsões dos modelos ETA (figura 2a) e COSMO (figura 2b), todas as regiões apresentam valores característicos de estação seca, isto é, não existe previsão de totais acumulados de precipitação significativos para essa semana operativa. Na figura 3, normal climática para semana, apenas a região Sul apresenta totais de precipitação significativos.
Figura 2:
Figura 3:
Legenda:
Figura 1: Mapas de precipitação para semana de 18 a 24 de julho, em (a) precipitação acumulada prevista pelo modelo ETA (CPTEC/INPE/ONS), em (b) precipitação acumulada observada para semana, em (c) normal climática (1981 a 2010) para a semana e em (d) porcentagem do desvio em relação a normal climática (CPC/NOAA).
Figura 2: Precipitação acumulada prevista pelos modelos em (a) ETA 40 km (CPTEC/INPE/ONS) e (b) COSMO 7 km (INMET) para o período de 25 a 31 de julho.
Figura 3: Normal climática de 1981 a 2010 (OMM) para a semana operativa do ONS de 25 a 31 de julho.