A figura 1 mostra o comparativo entre os valores da precipitação prevista, observada, normal climática para o período de 1981 a 2010 e a porcentagem do desvio em relação à climatologia para a semana de 1º a 7 de agosto de 2015.
Todas as regiões do país apresentaram as características de período seco (figura 1b), ou seja, não houve totais significativos na maior parte do País. As exceções ocorreram em algumas regiões no litoral e na região centro-sul do Rio Grande do Sul, que apresentaram valores acima de 5 mm e 20 mm respectivamente (figura 1d). Comparando a previsão de precipitação do modelo ETA (figura 1a) com o verificado (figura 1b), a previsão de precipitação ficou próxima da registrada.
Figura 1:
A figura 2 mostra as previsões de precipitação feitas pelos modelos ETA (CPTEC/INPE/ONS), figura 2a, e COSMO (INMET), figura 2b, para semana operativa de 8 a 14 de agosto. A figura 3 mostra a normal climática de 1981 a 2010 (OMM) para a mesma semana operativa.
Para a semana operativa atual, de 8 a 14 de agosto, as previsões dos modelos ETA (figura 2a) e COSMO (figura 2b) mostram que todas as regiões do País não apresentam totais significativos de precipitação, o que caracteriza a estação seca observada nesta época do ano. As únicas regiões com totais significativos são a costa da Bahia e o extremo sul do Rio Grande do Sul. Este fato pode ser observado também na normal climática para o período (figura 3).
Figura 2:
Figura 3:
Legenda:
Figura 1: Mapas de precipitação para semana de 1º a 7 de agosto, em (a) precipitação acumulada prevista pelo modelo ETA (CPTEC/INPE/ONS), em (b) precipitação acumulada observada para semana, em (c) normal climática (1981 a 2010) para a semana e em (d) porcentagem do desvio em relação a normal climática (CPC/NOAA).
Figura 2: Precipitação acumulada prevista pelos modelos em (a) ETA 40 km (CPTEC/INPE/ONS) e (b) COSMO 7 km (INMET) para o período de 8 a 14 de agosto.
Figura 3: Normal climática de 1981 a 2010 (OMM) para a semana operativa do ONS de 8 a 14 de agosto de 2015.