A figura 1 mostra o comparativo entre os valores da precipitação prevista, observada, normal climática para o período de 1981 a 2010 e a porcentagem do desvio em relação à climatologia para a semana de 4 a 10 de julho.
Observou-se na previsão realizada pelo modelo ETA (figura 1), para a semana operativa que passou, de 4 a 10 de julho, uma semelhança espacial na distribuição de precipitação (figura 2). Entretanto, a previsão generalizou os valores distribuídos em grandes áreas. O observado mostrou núcleos de chuva sobre parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País (figura 1d). Se comparadas à previsão e à normal climática (figura 1c), observa-se que as regiões Norte, Nordeste e Sul apresentaram os valores esperados para a semana operativa.
Figura 1:
A figura 2 mostra as previsões de precipitação feitas pelos modelos ETA (CPTEC/INPE/ONS), figura 2a, e COSMO (INMET), figura 2b, para semana operativa de 11 a 17 de julho. A figura 3 mostra a normal climática de 1981 a 2010 (OMM) para mesma semana operativa.
Observa-se na previsão de ambos os modelos, ETA (figura 2a) e COSMO (figura 2b), que as regiões Sul e Sul do Centro-Oeste e Sudeste apresentam previsões de totais significativos de precipitação para a semana operativa atual. As demais regiões do devem apresentar características do período seco, o que é esperado para essa época do ano (figura 3).
Figura 2:
Figura 3:
Legenda:
Figura 1: Mapas de precipitação para semana de 4 a 10 de julho, em (a) precipitação acumulada prevista pelo modelo ETA (CPTEC/INPE/ONS), em (b) precipitação acumulada observada para semana, em (c) normal climática (1981 a 2010) para a semana e em (d) porcentagem do desvio em relação a normal climática (CPC/NOAA).
Figura 2: Precipitação acumulada prevista pelos modelos em (a) ETA 40 km (CPTEC/INPE/ONS) e (b) COSMO 7 km (INMET) para o período de 11 a 17 de julho.
Figura 3: Normal climática de 1981 a 2010 (OMM) para a semana operativa do ONS de 11 a 17 de julho.