A previsão é de chuva significativa em todos os submercados do país, principalmente entre as regiões Sudeste e Sul e em parte da Centro-Oeste. No subsistema Sudeste, as bacias mais atingidas serão a do Paranaíba, a do Grande, a do Tietê e a do Paranapanema. As bacias do Tocantins (subsistema Norte) e São Francisco (subsistema Nordeste) devem apresentar chuvas mais ao sul. Já no subsistema Sul, as previsões mostram chuvas moderadas em todas as bacias.
A figura a seguir mostra a previsão de precipitação acumulada feita pelo modelo ETA (CPTEC/INPE/ONS), para semana operativa do ONS de 12/12/2015 a 18/12/2015.
Figura 1:
Chuvas favoreceram leve recuperação de Sobradinho
Na semana de 5 a 11 de dezembro, as chuvas concentraram-se nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e em parte da região Norte, em uma configuração que afetou diretamente todos os subsistemas. No subsistema Sudeste Centro-Oeste, as chuvas atingiram as bacias do Grande (entre Minas Gerais e São Paulo), do Paranaíba (Sul de Goiás), do Paranapanema e incremental a Itaipu (entre São Paulo e Paraná).
Houve totais significativos de precipitação em Minas Gerais, ao sul da bacia do rio São Francisco, que propiciaram um aumento nas vazões e leve recuperação do reservatório de Sobradinho. Na bacia do rio Tocantins, as chuvas foram bem distribuídas, espacialmente entre Goiás e Tocantins.
A figura abaixo mostra os valores da precipitação observada para a semana operativa do ONS de 05/12/2015 a 11/12/2015.
Figura 2: