As previsões mostram chuvas entre as regiões Sudeste e Sul e em parte da Centro-Oeste. As chuvas devem atingir os quatro subsistemas de forma significativa, concentrando-se na divisa de São Paulo com Minas Gerais. No subsistema Sudeste, as bacias mais atingidas serão a do Paranaíba, a do Grande e a do Tietê. As bacias do Tocantins (subsistema Norte) e São Francisco (subsistema Nordeste) devem apresentar chuvas mais ao sul. No caso do Sul, as previsões indicam chuvas moderadas em todas as bacias que compõem o subsistema.
A figura a seguir mostra a previsão de precipitação acumulada feita pelo modelo ETA (CPTEC/INPE/ONS), para semana operativa do ONS de 19/12/2015 a 25/12/2015.
Figura 1:
Na semana de 12 a 18 de dezembro, as chuvas concentraram-se nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte, afetando todos os subsistemas. Na região do subsistema Sudeste Centro-Oeste, as chuvas atingiram as bacias do Grande (entre Minas Gerais e São Paulo), do Paranaíba (Sul de Goiás), do Paranapanema e incremental a Itaipu (entre São Paulo e Paraná e no lado do Paraguai). Houve precipitação fraca em Minas Gerais, ao sul da bacia do rio São Francisco. Com as chuvas das últimas semanas, o reservatório de Sobradinho continua apresentando uma leve recuperação por conta do aumento das vazões. Já na bacia do rio Tocantins, as chuvas foram bem distribuídas espacialmente entre os estados de Goiás e Tocantins.
A figura a seguir mostra a previsão de precipitação acumulada feita pelo modelo ETA (CPTEC/INPE/ONS), para semana operativa do ONS de 12/12/2015 a 18/12/2015.
Figura 2: