Fazer parte do Mercado Livre de Energia proporciona uma economia na conta de energia, além de possuir muito mais previsibilidade no seu orçamento. Mas, para isso, é necessário cumprir pontualmente as obrigações financeiras de um consumidor livre para evitar que a sua empresa leve multas ou sofra outras penalidades. Por isso, é muito importante fazer o acompanhamento e ter atenção com toda a rotina de pagamento.
No mercado regulado, o consumidor paga o custo da energia, a tarifa de distribuição e os encargos setoriais, tudo em uma fatura só. Já no Mercado Livre, cada um desses itens tem uma cobrança separada, com data de vencimento, valores e emissores diferentes.
Além disso, existem outros pagamentos exclusivos desse mercado, como a remuneração da gestora de energia, como a Comerc, e uma contribuição Associativa para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que todo consumidor livre precisa pagar.
Como fazer cada pagamento
O custo da energia pode ser pago via boleto ou transferência bancária. Essa informação fica no contrato de compra de energia da empresa. Assim, você vai saber qual foi o modo de pagamento definido.
O custo da distribuição de energia é cobrado via boleto, neste caso é só pagar com o código de barras até a data de vencimento.
Caso a sua empresa opte pelos serviços de uma gestora de energia, como a Comerc, a remuneração é feita via boleto ou transferência bancária. Além disso, todo mês o consumidor receberá o boleto para realizar o pagamento da Contribuição Associativa da CCEE ou, se preferir, poderá programar o pagamento em débito automático.
Já para os pagamentos dos encargos setoriais, o processo é diferente. Todo consumidor livre é um agente cadastrado na CCEE, ou seja, é a CCEE também que recolhe os encargos da conta de energia. Para efetuar o pagamento, é necessário usar a conta bancária exclusiva que o consumidor abriu para a empresa no Banco Bradesco.
Um dos papeis de uma gestora de energia é amparar o cliente com as informações de valores e datas que deverão estar disponíveis para toda a rotina de pagamento do consumidor livre.
Depósitos que serão solicitados
O primeiro depósito solicitado será o Aporte de Garantia Financeira. É fundamental apresentar um valor como forma de garantia de pagamento, porém ele só vai acontecer alguns dias depois, quando acontece a Liquidação Financeira.
A Comerc envia aos seus clientes um e-mail relembrando a data da Liquidação Financeira do mês, informando o valor final de acordo com os cálculos realizados pela CCEE.
A cobrança do Encargo de Energia de Reserva (EER) é realizada apenas em alguns meses e, quando não tiver essa cobrança, a Comerc também informa por e-mail.
Você sabia que a sua empresa pode conter créditos para receber?
Quando um consumidor livre tem créditos a receber na conta do Bradesco, ele não precisa realizar o Aporte de Garantias e esse valor será abatido na Liquidação Financeira.
Mas para obter esses créditos, o consumidor depende das operações de compras e vendas de energia que a empresa fez durante aquele mês. Por isso, é sempre muito importante acompanhar o extrato da sua conta no banco Bradesco.
É importante que o consumidor fique atento a toda rotina para ficar livre das multas e penalidades, pois caso aconteça de perder as datas de pagamento, sua empresa está sujeita a ser desligada da CCEE.
Confira o vídeo do Comerc Explica e conheça mais: