A Newcom, comercializadora de energia do Grupo Comerc, celebrou em agosto seu primeiro aniversário de operação com motivos de sobra para comemorar. A companhia superou todas as metas de resultado estabelecidas para os 12 primeiros meses de atuação e atingiu faturamento de R$ 360 milhões com 400 Megawatts médios de energia negociados.
Os bons números registrados são reflexo de uma atuação da companhia em operações de compra e venda de energia de curto e longo prazo, customizadas às características de operação de cada cliente. Outros diferenciais da Newcom no primeiro ano de operação foram o desenvolvimento de trabalho sólido de gestão de riscos frente à elevada volatilidade de preços observadas no curto prazo e competitividade nas operações de suprimento de energia no longo prazo.
De acordo com o diretor da Newcom, Daniel Camposilvan, a companhia encerra seu primeiro ano de operações com a marca consolidada no mercado e com uma gestão profundamente estruturada. “Tivemos um foco grande na construção de uma parceria de qualidade com nossos clientes, com especial foco em geradores e outros comercializadores, de modo a entender no detalhe a melhor forma de atendê-los. Além disso, desenvolvemos uma cultura voltada para os pilares de gestão de riscos e inteligência competitiva”, explica o executivo.
Segundo ele, as políticas de risco de mercado e de crédito possibilitaram que a Newcom operasse sem percalços no primeiro semestre de 2019, um período desafiador para o setor de energia. “Tivemos um período marcado por resultados acima do esperado em nossa estratégia inicial. O que só foi possível graças a uma inteligência competitiva baseada em dados e análise de mercado. Exemplo disso foi a construção de cenários que fizemos para atuar no Mecanismo de Venda de Excedentes de energia das distribuidoras”, explica Camposilvan.
Em um ano importante para o setor de energia, no qual se discute intensamente a modernização das regras dos setores de energia elétrica e gás natural, a Newcom adotou a estratégia de participar ativamente dos debates sobre o futuro do setor, conquistando elevada credibilidade perante os agentes do setor, resultando na sua eleição para fazer parte do conselho de administração da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia).
Se o biênio 2018/2019 representou um ano de preparação e consolidação, 2019/2020 será um período de ampliar negócios para a Newcom. “O mercado passará nos próximos meses por muitas mudanças, culminando na evolução de contratos financeiros para a negociação de energia, oportunidades envolvendo geração de energia renovável, distribuída ou concentrada, e ampliação do mercado livre, especialmente para novos consumidores de menor porte”, explica Camposilvan.
Energia no atacado
Outra meta para o segundo ano de atuação da Newcom será o crescimento de operações no atacado. Na visão do diretor da companhia, Daniel Camposilvan, o grande objetivo a ser conquistado no segundo ano de operação será posicioná-la como parceira ideal para estratégias complexas. A ideia não é buscar necessariamente um portfólio grande de clientes, mas consolidar a Newcom como empresa capaz de estruturar operações altamente rentáveis para seus clientes.
Sobre a NewCom
Criada em agosto de 2018 para realizar operações de compra e venda de energia elétrica e estruturar produtos para o mercado de energia, a Newcom Comercializadora de Energia Elétrica é o resultado da união entre expertise na comercialização de energia e capacidade financeira. Formada por profissionais com ampla experiência na comercialização de energia, a empresa nasce capitalizada com investimento da Comerc Energia. A empresa baseia-se no conhecimento do mercado, de regulação e de ferramentas de gestão de riscos para oferecer produtos customizados para consumidores, geradores e comercializadores de energia.