Entenda a importância do Balanço Energético Nacional (BEN) para a gestão da sua energia!
Para se investir em um recurso, o primeiro passo, certamente, é entender como ele se comporta dentro do mercado.
Quando falamos em energia, temos algumas diretrizes e ferramentas que nos ajudam a acompanhar os possíveis direcionamentos de cada investimento e entender a qualidade e o preço daquilo que compramos.
A cada ano, podemos estudar o setor elétrico com dados concretos sobre o desempenho, consumo, qualidade e valores da energia no Brasil.
Essas informações são analisadas e consolidadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) por meio do Balanço Energético Nacional (BEN), que é de extrema importância para direcionar o sistema.
Com uma visão focada em sua empresa, por exemplo, o BEN te ajuda a entender como adaptar seu negócio de acordo com o andamento do setor, analisando riscos, oportunidades e vantagens de cada ação.
O que é e qual a importância do Balanço Energético Nacional?
Começando pela definição, o BEN é um relatório anual que divulga os dados de oferta e consumo de energia dentro do período, considerando todas as etapas do processo de abastecimento das regiões.
Nesse momento, são documentados todos os dados envolvidos na etapa de extração, geração, transporte e distribuição do recurso energético, até o consumidor final.
Além disso, estes relatórios anuais nos mostram quanto foi consumido por cada setor, quais fontes de energia foram mais utilizadas, quais foram as políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável e se tivemos mudanças no cenário de emissão de gases de efeito estufa (GEE).
O poder da análise desses dados, está na possibilidade de redirecionar diretrizes e repensar a administração de recursos. Com a sociedade atenta à essas informações ficam muito mais fáceis de adaptar as estratégias e cobrar o governo por novas condutas.
Quanto mais dados concretos e oficiais, mais eficazes serão as soluções. Trabalhar com um histórico de dados completo, permite elaborar planos cada vez mais precisos para o futuro.
É interessante que a população brasileira valorize o campo da pesquisa e análise de dados também no setor elétrico, pois isso nos serve como base para monitorar o setor e as políticas voltadas para o desenvolvimento.
Como consultar os relatórios do BEN?
Se você ficou com vontade de ver como os relatórios são disponibilizados ao público, confira o site da EPE. Nesse acesso, você tem acesso a todos os BENs publicados, podendo acessar dados de anos atrás, caso precise.
Por ser uma fonte confiável de informações, diversos estudos são pautados nestes relatórios, servindo também para alinhar critérios e métodos entre todos os estados do Brasil.
Outro ponto interessante, é a possibilidade de consultar o Relatório Síntese, que é basicamente, o resumo de tudo que foi apresentado no BEN. Isso facilita e aumenta o alcance das informações, atingindo mais pessoas.
Confira os destaques do Balanço Energético Nacional de 2022
O BEN de 2022, que analisa o ano de 2021, apresentou bons dados para quem acompanha o setor elétrico. O relatório mostrou que houve um aumento interessante na oferta de energia no país, com avanço de 4,5% comparado ao ano anterior (2020).
A matriz elétrica brasileira também fortaleceu seu lado renovável, tendo uma crescente na geração de energia solar e eólica e uma diminuição na dependência pela energia hidráulica, principalmente pelas crises hídricas vivenciadas nos últimos anos. Esse é um processo vantajoso para o sistema brasileiro, já que descentraliza a geração de energia.
Em resumo, nós conseguimos manter nossa geração de energia renovável em quase 50% do volume total, nos colocando em ótima posição mundial, como país sustentável.
Como destaques dentre os consumidores finais, os setores que mais consumiram recursos energéticos ou não energéticos, foram o industrial e o de transporte. Esse dado é esperado em cenários comuns considerando o perfil de volume de consumo dessas áreas.
Nossas emissões de dióxido de carbono ainda alcançam médias muito inferiores em comparação aos países europeus, China e EUA. Foi identificado que cada cidadão brasileiro emite em média 1,9 t CO2-eq no ano. Isso pode parecer muito, mas equivale a uma porcentagem baixa em relação aos valores encontrados em outros países.
🔗 Leia mais sobre o BEN na MegaWhat
O BEN traz uma visão precisa dos dados sobre transformações do setor energético brasileiro. E são tantas transformações acontecendo nos últimos anos que é cada vez mais importante nos apoiarmos em ferramentas inteligentes.
Nossa dica para enfrentar eventuais questionamentos durante a gestão de energia da sua empresa é contar com a ajuda de profissionais especializados.
Todas as informações necessárias para garantir o sucesso dos seus investimentos estarão disponíveis através do nosso time, como: pesquisas, diagnósticos, investimentos em soluções, ferramentas de telemetria para monitorar os dados da sua empresa, entre outras.
Assim, fica muito mais fácil identificar oportunidades de economia e distribuir de forma inteligente a energia que chega até a sua empresa.
O futuro da economia é das empresas que se preocupam com a sustentabilidade