Preço à vista diminui no Nordeste e aumenta no resto do país
O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para a terceira semana de abril sofreu alterações em todo o país. O principal motivo é a mudança na expectativa de consumo de energia para o período, que impacta diretamente o nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas e, consequentemente, a disponibilidade para geração de energia elétrica.
No submercado Nordeste, o Operador Nacional do Sistema (ONS) diminuiu a perspectiva de carga para o período, levando a uma leve redução no PLD, que está em R$ 275,50/MWh. Nos demais submercados, a tendência é contrária – em função das altas temperaturas, o Operador espera aumento no consumo de energia, principalmente pelo uso intenso de aparelhos de ar-condicionado. Desta forma, houve alta no PLD para os submercados Sudeste/ Centro-Oeste, Sul e Norte, todos com preço à vista em R$ 47,79/MWh.
O cálculo semanal do PLD é impactado pelo nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas e também pelo aumento ou diminuição no consumo de energia em cada submercado do país.
Exceto no Nordeste, o CMO registrou alta em todos os submercados em relação à semana precedente: