Você sabe o que é economia Net Zero?
A economia Net Zero é um modelo sustentável que vem ganhando relevância no mercado mundial.
A Comerc Energia está convicta e acredita de que a transição para uma economia neutra em carbono até 2050 é possível com os parceiros, metas e objetivos certos. Além disso, vemos descarbonização como uma grande oportunidade para gerar empregos, melhorar a qualidade do ar e criar visibilidade às empresas sustentáveis.
Para ajudá-lo a se inteirar sobre o tema Net Zero, criamos uma matéria no blog Panorama com as 5 principais perguntas sobre descarbonização. Confira!
#1: O que é Descarbonização?
Ao iniciar a jornada Net Zero para sua empresa, existem termos essenciais e que são extremamente mencionados em arquivos, matérias, diagnósticos e inventários ao redor do mundo. Mas, afinal, o que quer dizer "descarbonização"?
Para iniciar, a descarbonização é o processo de redução de emissões de carbono na atmosfera, especialmente de dióxido de carbono (CO2). Seu objetivo é alcançar uma economia global com emissões reduzidas para conseguir a neutralidade climática através da transição energética.
Dessa forma, entende-se por descarbonização a adoção de variadas medidas capazes de reduzir as emissões antropogênicas de carbono resultantes de um processo, organização, serviço ou setor.
Sendo assim, ao contexto regulatório, existem diversos benefícios relacionados às ações de descarbonização, onde dividimos em 2 principais pilares:
- Benefícios Físicos
Estes benefícios são relacionados à minimização dos riscos das mudanças climáticas, incluindo elevação dos
níveis dos oceanos, catástrofes climáticas, e acentuação de eventos extremos. - Benefícios Institucionais
Estes benefícios são relacionados à minimização dos riscos transacionais, tais como: legislações mais restritivas, imposição de novastaxações e impostos, adoção de tecnologias disruptivas, além da minimização de riscos de litígios.
#2: Qual a relação entre a Descarbonização e a Sustentabilidade?
A descarbonização é uma medida crucial para que possamos garantir um futuro sustentável, considerando que a sustentabilidade é definida como a capacidade de satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
O IPCC estima que precisamos descarbonizar em 43% a economia mundial até 2030 e atingirmos o status de carbono-neutro até 2050*, para limitarmos o aumento da temperatura terrestre em 1.5ºC. O não atingimento do limite de temperatura estabelecido pelo Acordo de Paris poderá acarretar na escassez severa de recursos naturais e perda irreparável de biodiversidade, comprometendo a disponibilidade de recursos para as gerações futuras.
#3: Quais são os principais desafios da Descarbonização?
A descarbonização é prioridade para governos, órgãos reguladores do setor e empresas multinacionais, estando presente nas principais pautas em reuniões e regulamentações. Dito isso, as grandes empresas têm um papel fundamental no processo de descarbonização, já que são as principais emissoras, mas as pessoas também podem fazer a sua parte, já que é um processo que visa trazer qualidade de vida para todos.
Entre os principais desafios da descarbonização podemos citar:
- Adoção de novas tecnologias;
- Segurança energética;
- Substituição de matérias-primas de alto teor de carbono; incorporados essenciais para a indústria (ex. cimento, aço, petroquímicos, etc.
- Alto custo inicial com o aumento de custos da produção;
- Falta de conhecimento sobre o tema e assuntos correlatos;
- Mudanças no comportamento do consumidor.
Está curtindo saber mais sobre descarbonização? Inscreva-se em nossa Newsletter do Panorama e explore conteúdos exclusivos!
#4: Quais são os esforços globais para descarbonização?
Desde 1992 ocorrem as COPs (Conferência das Partes), nas quais os países se reúnem e tratam das ações e metas de redução de emissões para contenção dos efeitos do aquecimento global, cujas resoluções podem ser resumidas em:
• UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change 1992)
- Consenso internacional que abordou o problema das mudanças climáticas.
- Deu início às reuniões da Conferência das Partes (COP, na sigla em inglês).
• Protocolo de Quioto (1997)
- Foi criado em 1997, em Kyoto, no Japão, mas somente entrou em vigor em 16 de
fevereiro de 2005.
- Baseado em responsabilidades comuns, mas diferenciadas.
• Acordo de Paris (2015)
- Atualização do regime global de combate à mudança do clima.
- NDS: Compromissos elaborados segundo as circunstâncias nacionais de cada país
- Artigo 6: Fomentar uma maior ambição dos países para atingimento dos objetivos do
Acordo de Paris: “Resultados de mitigação internacionalmente transferidos” (ITMOs,
na sigla em inglês) e Mecanismo de Desenvolvimento Sustentável (MDS).
Desde então, pode-se dizer que os protocolos para a descarbonização são os compromissos de redução de emissões de GEE assumidos pelos países signatários do Acordo de Paris (2015).
#5: Quais as soluções disponíveis para a descarbonização?
No Programa Ambiental das Nações Unidas foram definidas como estratégias cruciais para descarbonização. Entre as medidas, algumas podem ser relacionadas ao longo prazo para serem adotadas globalmente:
- Transição do setor de geração de energia para matrizes energéticas renováveis e descomissionamento de termelétricas movidas a carvão.
- Transição do setor de transporte para frotas elétricas ou movidas a combustíveis não-fósseis.
- Eletrificação do setor de construção civil pela adoção de tecnologias de aquecimento e resfriamento baseados em energia elétrica (em detrimento do aquecimento a base de gás e carvão comumente utilizado em outros países) e aumento de eficiência dos sistemas HVAC e conforto térmico das habitações em geral.
- Eliminação do desmatamento ilegal e recuperação dos estoques naturais de carbono.
- Mudanças nos processos industriais para uso de eletricidade oriundas de fontes renováveis, aumento da circularidade, maior eficiência no uso de materiais, e substituição de matérias-primas com alto teor de carbono
incorporado. - Aprimoramento do manejo de terras destinadas à agricultura, redução da
geração de resíduos e transição para cultivos mais sustentáveis.
Quer saber mais sobre DESCARBONIZAÇÃO? Ouça o Comercast: o nosso podcast semanal com a participação de nossos especialistas.
>> Comerc IMPACTA: Conheça o primeiro passo para a jornada sustentável da sua empresa
>> Certificados de energia renovável são uma boa estratégia para a minha empresa?
>> Como a Comerc Energia pode ajudar as empresas na descarbonização energética?
Sobre o Grupo Comerc Energia
O Grupo Comerc Energia é a mais completa Plataforma de Soluções Renováveis em Energia e Descarbonização do Brasil. Sendo reconhecida como a maior comercializadora de energia do país, contendo 16% do Market Share.
Com quase 21 anos de atuação e um portfólio composto por cerca de 3,8 mil unidades de consumo, a companhia fechou 2021 com um faturamento de R$ 3,8 bilhões.
Atualmente, a estrutura do Grupo Comerc é ancorada em cinco verticais de negócios, reunindo em seu portfólio geração renovável centralizada, geração distribuída, comercialização de energia, eficiência energética, medição setorizada e gestão de consumidores no mercado livre. Juntas essas soluções tornam factível o caminho para a descarbonização do seu negócio.
Tá esperando o quê? Entre em contato com quem entende do assunto! Venha para a Comerc Energia!