Tendência hidrológica mais otimista para simular cenários de afluência para o futuro barateou os preços
O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para a semana de 27/05/17 a 02/06/17 nos submercados Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte equalizou em R$ 118,77/MWh. A redução de 74,8% em relação à semana anterior teve influência de previsões otimistas de afluências para junho. O preço no Nordeste ficou diferente dos demais por conta de seu limite de recebimento de energia ter sido atingido no patamar de carga leve. Com isso, o PLD reduziu 66,6% em relação à semana passada, atingindo R$ 157,33/MWh.
A queda do PLD em todos os submercados está atrelada, principalmente, à atualização da Função de Custo Futuro (FCF) de junho. A FCF é um dos parâmetros utilizados no cálculo do PLD e variou em função das chuvas elevadas verificadas na segunda quinzena de maio. Isso barateou o preço em função de uma tendência hidrológica mais otimista para simular cenários de afluência para o futuro.
O cálculo semanal do PLD é influenciado pelo nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas, pelas previsões de Energia Natural Afluente (ENA), pela projeção de consumo de energia no país, entre outros fatores.