Aneel optou por não republicar preço spot
O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) não será republicado, apesar das inconsistências verificadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). A informação é de Reive Barros, Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e relator do processo sobre uma possível republicação do preço spot. Barros esteve reunido com Reginaldo Medeiros, presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), no dia 09/05/17.
Um possível recálculo do PLD vinha sendo discutido devido a uma incoerência nos dados relativos a oito usinas, provocando uma diferença de aproximadamente 360MW médios a mais na geração bruta do país, que poderia levar a uma diminuição de R$ 30/MWh no PLD dos demais meses de 2017. Em boletim da Abraceel, Reginaldo Medeiros ressaltou que a associação, assim como em outras ocasiões passadas, é contrária à republicação. Medeiros defende que a revisão dos preços deve ocorrer apenas em situações de erro, em caso contrário, é incoerente do ponto de vista de eficiência econômica, pois gera incertezas a todo o mercado.
Em 16/05/17, a Aneel deverá deliberar a proposta a ser colocada em Audiência Pública para alteração da Resolução Normativa ANEEL nº 568/2013, que trata das condições que preveem republicações do PLD.