Nesta quinta-feira, 29, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou o Custo Marginal da Operação (CMO) para a primeira semana operativa de abril de 2018, durante a reunião do Programa Mensal da Operação (PMO).
Os valores do CMO influenciaram o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) que ficou no valor mínimo em todos submercados: R$40,16/MWh. O PLD do Sudeste/Centro-Oeste não esteve no piso nestas regiões desde março de 2016.
Entrada da Linhas de transmissão partindo de Belo Monte
Um dos fatores que influenciou a redução do PLD foi a liberação da operação comercial da potência total das linhas de transmissão do bipolo Xingú – Estreito, que atingirão 4.000 MW.
O desligamento de 25% da carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), ocorrido em 21 de março de 2018, reduziu o limite da linha para 1.700 MW. Após realizadas as adequações, a partir de hoje, 29, até o dia 31, a potência deverá ser elevada, gradativamente, até os 4.000 MW.
A liberação total dessa linha de transmissão permitirá ao submercado Norte exportar mais energia para os submercados Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste.
Aumento das afluências
Outro motivo que resultou na diminuição do preço de energia foi o aumento da previsão de afluências para a primeira semana de abril, do submercado Sudeste/Centro-Oeste, devendo chegar a 100% da Média de Longo Termo (MLT), e em 191% da média histórica no Sul. Com a previsão de chuvas elevadas em ambos submercados, a geração por usinas hidráulicas poderá aumentar, evitando o despacho das usinas térmicas.
Abaixo, vemos o comportamento do PLD mensal nos últimos anos, incluindo o valor do PLD semanal da primeira semana de abril: