Em 10 anos, número de emissão de certificados I-REC saltou de 244 em 2014 para quase 50 milhões em 2024. Crescimento registrado nos últimos anos coloca o Brasil em segundo lugar no ranking mundial.
A negociação de certificados de energia renovável no Brasil, os chamados I-RECs (International Renewable Energy Certificates), atingiu um marco histórico em 2024. De acordo com dados do Instituto Totum, entre janeiro e novembro, quase 50 milhões de certificados foram comercializados no país. Esse desempenho coloca o Brasil como o segundo maior emissor global de I-RECs, consolidando sua posição de destaque no mercado internacional.
Esse crescimento contrasta com o cenário de uma década atrás. Em 2014, o mercado brasileiro negociou apenas 244 certificados, evidenciando uma evolução impulsionada pela expansão da matriz de energia renovável e pelo amadurecimento do mercado de certificados no país.
O avanço no mercado de energia renovável reflete uma tendência global, com empresas cada vez mais comprometidas em investir em práticas sustentáveis. Os I-RECs desempenham um papel fundamental nesse movimento, ao permitir a rastreabilidade e comprovação da origem renovável da energia consumida, promovendo transparência e credibilidade no setor.
O International REC Standard (I-REC) é um sistema global que possibilita a aquisição de certificados de energia renovável. Ou seja, os certificados de energia renovável emitidos comprovam que a eletricidade consumida pela sua empresa é proveniente de fonte renovável de energia.
Assim, os I-RECs obtidos podem ser utilizados para neutralizar as emissões de Escopo 2 (emissões indiretas relativas ao consumo de energia), identificadas no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol.
O I-REC é um certificado de reconhecimento global, auditado e seguro. Sua metodologia é padronizada em todos os países, alinhada às diretrizes do GHG Protocol, garantindo uniformidade e confiabilidade no mercado internacional.
No Brasil, o I-REC conta com reconhecimento internacional, o que significa que certificados emitidos localmente possuem validade em outros países. Para garantir a integridade do processo, o I-REC nomeia representantes locais em cada país. No caso do Brasil, o Instituto Totum é o responsável por atuar como emissor çpc, supervisionando e auditando os empreendimentos certificados no território nacional.
O Internacional REC Standard (I-REC) é o meio mais prático e confiável de comprovar a origem da sua energia e de evidenciar os investimentos em sustentabilidade.
Comprove de maneira tangível que sua energia provém de fontes renováveis, fortalecendo a confiança de seus clientes, parceiros e stakeholders.
Avance significativamente em direção às suas metas de sustentabilidade ao demonstrar um compromisso real com a origem sustentável de sua energia.
Melhore sua reputação de marca como uma empresa que valoriza os benefícios ambientais.
Neutralize as emissões indiretas pelo consumo de energia elétrica.
Ao optar pela certificação I-REC, você apoia diretamente o desenvolvimento de uma matriz energética mais limpa, incentivando investimentos em fontes renováveis.
Assista ao bate-papo do Hotel Unique sobre as ações de sustentabilidade que eles realizam no Hotel para alcançar o NET Zero e a importância que isso traz para o negócio.
O I-REC é uma certificação que comprova o uso de energia limpa na cadeia de produção de empresas de pequeno, médio e grande porte, inclusive do mercado regular. A Comerc Energia é habilitada para fazer a transação diretamente com o Instituto Totum, garantindo mais segurança e facilidade no processo.