Como manda a tradição de final de ano, chegou o momento de recapitular as notícias que movimentaram o setor!
Entramos em 2021 ainda com o sentimento incerto de como seriam os próximos meses, na tentativa angustiante de nos adaptar à pandemia do coronavírus. Um ano de muitas preocupações e estratégias, sempre em busca de maneiras para manter a vida, no mínimo, estável.
Em meio a desordem vivenciada em nosso país, o mercado de energia seguiu movimentado, acompanhando a situação global e ajustando a oferta e demanda de acordo com os impulsionamentos e os riscos.
Com uma economia totalmente abalada, os desafios se tornaram numerosos e muitas empresas tiveram que buscar forças para se reestruturar. Seguimos esperançosos elaborando ações e projetos que nos ajudassem a sair das crises atuais.
Confira aqui quais foram os principais temas que conduziram o setor elétrico em 2021!
A Crise Hídrica e Risco de Apagão
Com as mudanças climáticas se tornando cada vez mais evidentes, passamos meses expostos à uma grande crise hídrica, ainda sem previsão de estabilidade. Crises hídricas afetam diretamente o setor elétrico brasileiro, pois a maior parte da nossa energia é gerada pelas hidrelétricas.
Em paralelo a crise, vivenciamos uma mudança significativa na dinâmica de consumo dentro das grandes cidades, onde muitas empresas reduziram seus custos e muitas casas ultrapassaram a média de consumação.
Esses fatores somados levam a expectativa de cenários negativos para a população, podendo desencadear racionamentos e apagões. Esses riscos afetam o funcionamento de diferentes setores da cidade. Afetou produções, influenciou preços e enfraqueceu o consumo nacional.
Ouça nosso Comercast:
Fontes de energia renováveis e Eficiência Energética
Desenvolver um mercado de eficiência energética no Brasil foi um dos grandes objetivos desse ano dentro do setor. Em meio à investimentos e projetos, falar sobre fontes de energia limpa chamou atenção, pois caminha junto com o processo de desenvolvimento do mercado livre de energia.
A sustentabilidade é pilar fundamental para adequar as empresas aos panoramas de progresso dos próximos anos e se tornou importante saber como adaptar seu empreendimento de maneira inteligente e menos agressiva ao meio ambiente.
O Brasil, que já tem sua base de geração elétrica vinda de uma fonte renovável, fez movimentações importantes para incentivar a procura e uso da energia vinda de fontes renováveis, como a solar, a eólica e a biomassa.
Essas ações tonificam os movimentos no processo de transição energética e nos levam a seguir um caminho mais sustentável de produção. Se somadas, as novas estratégias de funcionamento do ciclo de consumo e serviços tornarão o sistema mais inteligente e eficaz.
>> Leia também: Eficiência Energética: rota de fuga da crise
Hidrogênio Verde e a Descarbonização
Ainda pensando em como tornar nossas ações menos impactantes ao meio ambiente, esse foi um ano onde diversos estudos foram ampliados sobre o hidrogênio verde.
Essa tecnologia vem se tornando mais clara e aprimorada ao longo do tempo e será um divisor de águas quando puder ser implementada e ocupar um lugar importante na geração de energia mundial.
Os mecanismos desenvolvidos para reduzir as emissões de CO2 e assim poder acelerar o processo de descarbonização receberam grandes investimentos em 2021, mostrando que mesmo em meio a crise, é possível manter o fluxo de pesquisas e incentivar os especialistas.
O hidrogênio será um importante vetor energético, transformando a geração de energia no Brasil e no mundo nos próximos anos e ajudando as grandes potências mundiais a reduzirem a emissão de poluentes das crescentes produções.
Ouça o episódio do Comercast, com Marcel Haratz, CEO da Nexway Eficiência:
Alta nos preços e encargos
A população passou o ano sendo afetada por diferentes eventos e no fluxo da geopolítica grandes movimentações afetam também o valor e o preço da matéria, do produto e do serviço.
Um momento de alta nos preços e encargos do setor elétrico assustou a população que passou a receber faturas com valores altíssimos, sem que o consumo tivesse sofrido tanta alteração.
O acionamento de uma bandeira especial na conta de luz é reflexo de um sistema prejudicado pela crise hídrica e que como primeira solução, recorre às usinas termelétricas para suprir a falta de energia.
Essa ativação é um processo caro e não sustentável e por isso se torna inviável a longo prazo, gerando preocupação por parte dos órgãos responsáveis.
Sazonalização
A sazonalização foi uma ferramenta bastante presente no processo de contratação de energia nesse período, trazendo a possibilidade de distribuir a energia contratada de maneira sazonal de acordo com as épocas do ano e com o seu perfil de consumo.
Empresas que se enquadram nesse perfil de consumo sazonal conseguiram bons resultados e foi uma maneira de diminuir a exposição à riscos no faturamento, prejuízos e/ou desperdícios dentro do mercado de energia.
Essa é uma maneira de se aproximar ainda mais da trajetória do seu negócio e entender quais são as principais demandas, pois é necessário que haja uma avaliação dos anos anteriores e um acompanhamento dos seguintes para que se possa fazer um bom planejamento.
Confira o webinário sobre planejamento orçamentário e sazonalização:
Retrospectiva 2021: o ano vibrante da Comerc
Investimentos e expansão
A migração para o mercado livre de energia é uma tendência mundial que beneficia nossos consumidores em diferentes vertentes e pensar nessa transição com sustentabilidade é nosso foco.
O desenvolvimento energético sustentável é possível e precisamos investir na expansão com menos impacto. A Comerc, em pleno aquecimento do mercado, pôde considerar novos investidores neste ano.
A Perfin, grande investidora dentro do setor, visualizou uma grande oportunidade de reforçar a estrutura e potencializar a gestão feita pela Comerc e aprovou um aporte de 200 milhões para incentivar o crescimento dos negócios.
Projetando uma entrada mais competitiva dentro do mercado, o objetivo é explorar outras possibilidades e ampliar a visão para outros projetos, sempre pautados pela tecnologia e sustentabilidade.
A participação da Perfin levou à uma sequência de mudanças na governança da Comerc, abrindo dois assentos no conselho administrativo e no comitê de risco, investimentos e M&A e remuneração.
Viabilizar o crescimento, juntando forças para criar e aprimorar estratégias, apoiando a criação de uma rede que atenda os cidadãos e conecte as partes de maneira menos complexa.
Com esses investimentos, a Comerc foi capaz de pensar além e desenvolver projetos de crescimento e expansão.
Leia mais:
>> Comerc e Perfin lançam a plataforma digital Sou Vagalume. Conheça a novidade
>> Nexway Eficiência e Perfin vão investir R$ 1 bilhão em eficiência energética no Brasil
Comerc de cara nova
Assim como o Mercado Livre de Energia, a Comerc segue se adaptando aos momentos e acompanhando os desafios no caminho à um espaço de liberdade entre os consumidores brasileiros.
Esse ano, depois de mais uma década de crescimento, sentimos que era o momento de encontrar uma nova imagem do que somos e trazer para vocês, nosso propósito.
>> Comerc 20 anos: Reimagine o Futuro
Com novas cores, modernidade e sinergia vamos começar o próximo ano, sempre em busca de soluções para juntos alcançarmos um futuro melhor.
Nossos valores se fortaleceram e a inspiração para encantar pessoas e desenvolver negócios sustentáveis é a energia.
Tecnologia e dados na palma da mão
Para quem curte tecnologia e agilidade, é possível acompanhar de perto sua participação no mercado livre de energia.
Estar dentro desse mercado pede uma atualização diária sobre as principais notícias, sobre o histórico de consumo e detalhes dos investimentos feitos pela sua empresa.
O aplicativo desenvolvido pela Comerc, se chama PowerView e ajuda os clientes, com uma navegação intuitiva e fácil de usar, a entenderem melhor e se aproximarem desse meio, para que os investimentos se tornem mais inteligentes e te ajudem a tomar as melhores decisões para seu negócio.
Quem ainda não é cliente da Comerc também poderá aderir ao app, justamente para se aproximar do mercado e ganhar segurança para apostar na transição.
>> Confira os benefícios e funcionalidades do APP PowerView para o seu dia a dia no setor elétrico.
Vibra como grande parceira na transição energética
A transição energética no Brasil já caminha e nós poderemos contar com a parceria de uma antiga distribuidora, a Vibra Energia, que voltou para o setor apostando na renovação da rede de distribuição elétrica brasileira.
As grandes movimentações no mercado livre de energia pedem por investimentos e bons parceiros, para que seja possível impulsionar a transição energética e criar usinas eficazes e sustentáveis.
No seu planejamento, a aposta da Comerc é acelerar o crescimento da holding, com foco na consolidação entre os principais players de geração centralizada e o maior em geração distribuída no país.
>> Confira também: Retrospectiva 2021: assuntos mais lidos do ano
Com este resumo dos principais destaques de 2021, nos despedimos com os melhores votos para 2022 e as melhores expectativas para o setor. O que será que nos espera no ano que se aproxima? Esse é assunto para o nosso próximo conteúdo. Acompanhe o Panorama semanal e fique por dentro de tudo que acontece no setor elétrico!