ANEEL homologou reajustes no Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) homologou, na última sexta-feira, os reajustes tarifários de quatro distribuidoras do Nordeste. Os consumidores atendidos por COELCE, COELBA, COSERN e ESE (Energisa Sergipe) passaram a pagar novos valores pela energia elétrica. A maior alta ocorreu na COELCE, com 12,97%.
As alterações nas tarifas impactam todos os usuários do sistema de distribuição das concessionárias, incluindo consumidores cativos, consumidores livres, consumidores especiais, autoprodutores e produtores independentes. Para os consumidores livres e especiais, no entanto, não há alteração no preço da geração da energia, que é negociado livremente direto com as geradoras ou comercializadoras. Para esta categoria, pode haver reajustes somente nas parcelas da demanda contratada e na tarifa de distribuição (TUSD).
Atualmente, a economia obtida com a migração do mercado regulado (tarifado) para o mercado livre proporciona pelo menos 30% de redução na conta de energia. Podem participar deste mercado os consumidores com demanda contratada mínima de 0,5 MW, caso de supermercados, shoppings, hospitais, condomínios comerciais, pequenas indústrias, entre outros.
A Comerc Energia, líder nacional em gestão e maior comercializadora independente de energia no mercado livre, analisou o impacto dos reajustes das quatro distribuidoras do Nordeste e a economia média obtida por meio do mercado livre atualmente. Confira: