Panorama Comerc - Informações sobre Energia

Tendências em eficiência energética para indústrias

Escrito por Comerc Energia | May 24, 2023 12:37:15 PM

Conheça as principais estratégias de eficiência energética que otimizam a produção das grandes indústrias. 

Investir em ações de eficiência energética é um dos primeiros passos para indústrias produzirem mais, com menos recursos. A energia elétrica representa um custo relevante na produção, uma vez que é um recurso indispensável para o funcionamento da operação.  

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o setor industrial responde por 40% da eletricidade consumida no Brasil, e a tendência é esse consumo aumentar ainda mais ao longo dos anos.  

Ações de eficiência energética permitem que as indústrias não só evitem o desperdício, como também aumentem a produção com redução de custos.
 
Neste artigo, vamos te mostrar quais são as tendências e estratégias de eficiência energética para as indústrias.  

O que é eficiência energética

Eficiência energética é um conjunto de ações que permitem gerar a mesma quantidade de energia, com menos recursos.  

Tais ações tornam o consumo de energia coerente e racional. Na indústria, a eficiência energética acontece quando estratégias são implementadas nos sistemas de produção para que a energia contratada seja consumida de forma regulada, sem desperdícios ou sobrecargas.  

Em indústrias de grande porte, podemos citar como bons exemplos:

  • Automação industrial

  • Gerenciamento operacional de utilidades

  • Contratação de fontes alternativas de energia

Essas estratégias, quando somadas, tornam-se capazes de otimizar produções e serviços, melhorando o desempenho de todos os setores e reduzindo os custos, mantendo o foco na obtenção de bons resultados. 

> Saiba mais sobre eficiência energética. Ouça agora!  

Qual a importância de investir em eficiência energética? 

O monitoramento é uma das etapas fundamentais para que a eficiência energética aconteça. É preciso identificar picos de consumo e oscilações ao longo do dia, de maneira a tornar assertiva a leitura da utilização de energia.  

Ao adotar um sistema de monitoramento, a sua empresa passa a gerir seus equipamentos de acordo com as necessidades, conhecendo os horários de maior demanda, adaptando espaços e modernizando processos.  

Só é possível apontar oportunidades e implementar estratégias de eficiência energética, se você conhecer o seu sistema operacional o suficiente para saber quais ações do dia a dia realmente farão sentido para seu ritmo de produção.  

O cenário ideal para uma jornada de eficiência energética passa pelos seguintes pontos: 

  • Monitoramento da energia total contratada 

  • Planejamento com eficiência energética 

  • Modernização da produção (equipamentos otimizados, de maior confiabilidade e de consumo reduzido) 

  • Economia

  • Sustentabilidade 

> Leia mais: Conheça os benefícios da eficiência energética para a sua empresa 

Soluções em eficiência energética 

A eficiência energética pode acontecer de diversas formas, com maior ou menor complexidade. Abaixo, listamos alguns tipos de soluções que o seu negócio pode adotar: 

  • Controle e gerenciamento operacional de utilidades: analisa o desempenho de processos internos para que seja possível elevar a eficiência e a produtividade. As plataformas de gerenciamento operacional apresentam informações sobre o funcionamento dos equipamentos em tempo real, além de permitirem o acesso e o controle, à distância, do trabalho executado por cada um deles. 



  • Automação industrial: substitui operações manuais por equipamentos e softwares capazes de realizar os mesmos processos com mais agilidade e precisão. É possível ter mais controle sobre as demandas de energia avaliando as melhores mecânicas a serem adotadas para manter o pleno funcionamento dos maquinários, por exemplo.

  • Fontes alternativas de energia: as fontes renováveis possuem preços mais atrativos. Energia solar, eólica ou biomassa oferecem grande potencial de economia, somado ao benefício ambiental de sustentabilidade.  

 > Leia mais: A importância do Hidrogênio Verde para a descarbonização no Brasil

Por que investir em eficiência energética? 

As discussões relacionadas à transição energética e à descarbonização mundial estão ganhando cada vez mais visibilidade globalmente.

Entre os principais motivos para esse destaque, estão as mudanças climáticas e os impactos ao meio ambiente causados pela geração não sustentável de energia, que resulta em uma série de danos, como o aquecimento global e a degradação da fauna e da flora nas áreas exploradas. 

Por isso, além do investimento em fontes de geração sustentáveis, a eficiência energética pode trazer diversos benefícios ao planeta e, principalmente, para as empresas. Ela contribui, também, para a otimização de custos e de processos, promovendo um melhor aproveitamento de recursos, análise de dados detalhada e inovações tecnológicas. 
 
Um dos principais fatores para o investimento em projetos de eficiência energética é o retorno financeiro gerado com a economia e com a otimização dos recursos e dos processos.  

Comerc Eficiência: Sua parceira para projetos de eficiência energética! 

A jornada de eficiência energética da sua empresa pode começar agora! Com a Comerc Eficiência, um dos pilares de atuação do Grupo Comerc, você encontrará a assistência necessária para o seu negócio.  

Tudo o que você precisa saber para iniciar uma ação de eficiência, desde pesquisas, análises e investimentos em soluções completas, até ferramentas de telemetria para monitorar os dados, você poderá contar com a assessoria do nosso time. 

Ficará ainda mais fácil identificar oportunidades de economia, implementar soluções e gerir de forma inteligente, estratégica e eficiente a energia que chega até você, melhorando a qualidade e a confiabilidade da sua produção. 

Tornar sua operação sustentável é possível com a parceria certa!

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba mais sobre oportunidades de eficiência energética disponíveis para o seu negócio:

 

Fontes externas

EPE - Indústria brasileira consome quase 40% da eletricidade do Brasil