Sudeste/Centro-Oeste apresentou o 4º nível de armazenamento mais baixo dos últimos 17 anos
Em maio, o submercado Sudeste/Centro-Oeste apresentou o 4º nível mais baixo de armazenamento de água nos reservatórios de usinas hidrelétricas desde o ano 2000. O período chuvoso deste ano – tecnicamente chamado de período úmido – teve chuvas abaixo da média histórica, o que levou a um nível acumulado menor no início do período seco.
O nível dos reservatórios do Sul, em maio deste ano foi 9º pior do histórico analisado. Porém, ao avaliar um intervalo menor, de 2012 em diante, este ano apresentou o segundo maior nível, devido às chuvas que ocorreram na última quinzena de maio. Os maiores aumentos ocorreram nas bacias do Uruguai e Jacuí, onde alguns reservatórios chegaram até mesmo a escoar parte água.
No submercado Nordeste, o nível verificado até dia 28/05/17 foi o pior do histórico em virtude de sua situação hidrológica crítica. Apesar de maio ter começado com valores altos de afluência no Norte, o nível de seus reservatórios está diminuindo pelo início do período seco, sendo o 2º pior do histórico.