Descubra as vantagens de tornar a sua empresa mais econômica e sustentável
O Brasil passa, neste momento, por mais uma crise hídrica que, além de ameaçar o fornecimento de energia elétrica e maior custo para os consumidores, pode culminar no aumento do uso de fontes energéticas finitas e nocivas ao meio ambiente, como o uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás).
Desde os anos 70, debatem-se no mundo medidas que possam incentivar a diminuição de gases efeito estufa, como o Programa das Nações Unidas, de 1972, e o Acordo de Paris, que conta com o comprometimento de 192 países, entre eles o Brasil. E, desde então, diversas iniciativas continuam surgindo para que não só grandes instituições, mas até pequenas empresas e pessoas físicas, possam se comprometer com a adoção de práticas mais sustentáveis.
Entre elas está a transição energética, um conceito discutido mundialmente que não só abre perspectivas de mudanças estruturais na matriz de abastecimento - como a migração de modelos de produção energética nocivos ao planeta para outros que priorizam a geração de energia por fontes renováveis. Ela visa o uso eficiente da energia, fazendo o seu uso de forma racional e evitando o seu desperdício, propondo repensar a maneira em que a produzimos e consumimos - de maneira direta e indireta.
Imagine que você faz uma compra online de um acessório. Pense em toda a cadeia produtiva dele, por menor e mais barato que seja. A energia é utilizada desde a extração dos recursos naturais que são transformados na sua matéria-prima, na sua fabricação, na confecção da embalagem, na sua reciclagem, em todos os processos de transporte dessas fases.
Por isso, a transição energética vai além do uso próprio da energia. Implica em mudanças sociais, econômicas, culturais e políticas, já que se refere também ao modo como consumimos e utilizamos bens e serviços de forma geral, abrangendo toda uma cadeia em perspectiva mundial.
Um relatório da Agência Internacional de Energia (IEA) afirma que aumentar a eficiência energética nos setores de energia global pode alcançar emissões líquidas zero até 2050. Isso significa um equilíbrio entre a emissão e remoção de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera e, consequentemente, a manutenção do clima terrestre. (fonte: ttps://www.iea.org/articles/what-does-net-zero-emissions-by-2050-mean-for-bioenergy-and-land-use)
Apesar de parecer um futuro relativamente distante, dados no Balanço Energético Nacional de 2020 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apontam que mais de 46% da matriz energética brasileira vem de fontes renováveis. Entre 2018 e 2019, houve um crescimento de mais de 15% da energia eólica e 92% da solar, ao mesmo tempo que o país diminuiu em cerca 25% o uso do petróleo.
Além disso, a transição energética já é uma realidade no nosso país. Como mostra o International Energy Efficiency Scorecard de 2018, o Brasil ocupou o 6º lugar no ranking de maior gasto em eficiência energética (20%), duas vezes mais que os EUA (10%), e maior que o valor investido pela Espanha (6%), França (3%) e Itália (1%) juntas.
Hoje, ser sustentável vai além de ser um diferencial para as empresas. É necessário. Cada vez mais, desde grandes corporações a consumidores finais individuais buscam por empresas responsáveis em seus negócios. Num futuro breve, especialistas acreditam até que as empresas que não aderirem a fatores sustentáveis de gestão deixarão de ser aceitas e, até mesmo, de existir.
Agora, mesmo sendo uma tendência mundial, trata-se também de um processo complexo, que envolve análises, métricas, criação de um projeto detalhado e a sua implementação, além de licenciamentos ambientais e gestão de diferentes fornecedores. Por isso, o melhor é contar com ajuda profissional especializada como a da Nexway.
>> Eficiência Energética: saiba o custo de não fazer
Economia - redução de desperdício e uso inteligente da energia elétrica com equipamentos e soluções mais eficientes, o que impacta diretamente na economia com a conta de energia Produtividade e Confiabilidade - ajustes de processos e modernização de equipamentos que contribuem para o melhor desempenho e maior competitividade das empresas Sustentabilidade - a adoção de práticas eficientes torna o negócio mais sustentável e reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera. |
Atualmente, a Nexway assina diversos cases de sucesso de eficiência energética no Brasil: já participou da implantação de 50 projetos e chegou a diminuir o consumo energético de algumas das soluções em até 72%.
Um desses cases é de uma indústria Têxtil 100% brasileira que é referência nacional e internacional em sustentabilidade:
Entre em contato e faça parte desse movimento de transformação e sustentabilidade!